O deputado estadual Álvaro Porto (PTB) inicia o segundo mandato comprometido com a criação dos cursos de Enfermagem e Farmácia no Campus da Universidade de Pernambuco (UPE) de Garanhuns.
O petebista argumenta que as faculdades vão formar profissionais capacitados a suprir as vagas crescentes nos segmentos no Agreste Meridional, região com 641,7 habitantes. Porto apresentou indicações à Mesa Diretora da Alepe solicitando à UPE a instalação dos dois cursos.
De acordo com o deputado, atualmente os interessados em cursar Farmácia e Enfermagem na UPE são obrigados a se deslocar para o Recife. “É importante que quem não dispõe de recursos financeiros possa estudar numa universidade de excelência, sem ter que deixar sua região de origem”, afirma na justificativa das indicações.
O texto frisa ainda que Garanhuns, com cerca de 135,1 mil habitantes e cidade-polo do Agreste Meridional, atende a demanda dos 26 municípios da região, sobretudo no que diz respeito à saúde. E observa que o Hospital Regional Dom Moura, tem papel fundamental nesse atendimento.
O deputado enfatiza que o aumento crescente da demanda de profissionais de nível superior para o setor de saúde, bem como a ausência de cursos de enfermagem e farmácia gratuitos na região, “tornam imprescindível a criação destas faculdades na UPE de Garanhuns”.
Nas indicações, Porto solicita o envio do seu pleito ao governador Paulo Câmara, ao secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, e ao reitor da UPE, Professor Pedro Henrique de Barros Falcão.
Deixe um comentário