General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva tem se empenhado para trazer a Escola de Sargentos para o estado
A Assembleia Legislativa de Pernambuco promove, na próxima segunda-feira (09.12), às 18h, sessão solene para a entrega do Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Autor da proposição, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, destaca que o título é o reconhecimento do Legislativo e de Pernambuco ao comprometimento do general em viabilizar a instalação da Escola de Sargentos do Exército no estado.
“Desde o início das discussões o Comandante do Exército se mostrou firme em trazer a instituição para cá. O título de cidadão simboliza a gratidão ao trabalho do General”, diz Porto.
Na justificativa do Projeto de Resolução que propôs o título, o deputado enfatiza que o General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva se empenhou pessoalmente em dialogar com as autoridades competentes no intuito de construir pontes junto ao Exército Brasileiro, impedindo que problemas ambientais ou uma eventual judicialização prejudicasse a instalação da escola no estado.
Nascido na cidade de São Paulo (SP), o General assumiu o Comando do Exército Brasileiro em 21 de janeiro de 2023. A incorporação às fileiras do Exército se deu em março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP), tendo sido declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981.
A vida militar rendeu ao general um currículo extenso. Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Comando e Estado-Maior, realizou os cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto e Precursor Paraquedista, bem como os Estágios Básico e Avançado de Salto Livre e Comunicação Social.
Entre as diversas missões operacionais desempenhadas, destacam-se o subcomando do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 7° CONTBRAS, no Haiti, e o comando da Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), já como oficial-general.
Comandou também o Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília (DF), o Corpo de Cadetes da AMAN, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a 2ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres, em Brasília (DF), a Academia Militar das Agulhas Negras e o Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília (DF).
Chefiou ainda o Departamento de Educação e Cultura do Exército, no Rio de Janeiro (RJ), e exerceu a função de Comandante Militar do Sudeste no período de 15 de abril de 2021 a 21 de janeiro de 2023.
Disputa- A Escola de Sargentos foi disputada por outros estados, a exemplo da Paraíba, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Trata-se um empreendimento de formação humana, com geração de conhecimento para 6,2 mil pessoas que vão residir numa escola cuja folha de pagamento girará em torno de R$ 250 milhões por ano.
O projeto vai injetar quase R$ 2 bilhões na economia, gerando 10 mil empregos diretos e outros 17 mil indiretos no Estado. “É um empreendimento que trará oportunidades e desenvolvimento econômico e social para Pernambuco”, afirma Porto.
A assinatura do termo de compromisso para a instalação da Escola aconteceu em janeiro deste ano na sede do Comando Militar do Nordeste e
contou com a presença do presidente Lula. Assinaram o documento o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a governadora Raquel Lyra e o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Por Josué Nogueira, assessor de comunicação da Presidência da Alepe
Deixe um comentário