Baixa representatividade do município na Assembleia Legislativa tem motivado pedido por um novo deputado estadual ao prefeito de Santa Cruz do Capibaribe
Tem ganhado força nos bastidores o incentivo de aliados do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, a uma eventual candidatura do vice-prefeito Helinho Aragão ou da secretária municipal de Saúde, Simone Aragão à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nas eleições de 2026. Em reserva, analistas da cena política no Agreste relataram à reportagem que há um vácuo que pode ser aproveitado pelo grupo político em razão da falta de assistência do mandato do deputado estadual Diogo Moraes (PSB).
Tido no passado como uma das principais vozes do Agreste no Legislativo, Diogo tem perdido o apoio de prefeitos e vereadores da região, que têm se queixado de falta assistência e dificuldades em conseguir emendas para obras estruturais nas cidades onde o parlamentar possui base eleitoral. Esse enfraquecimento foi observado no pleito de 2022, quando Diogo não conseguiu votação suficiente para ser eleito, tendo ficado na suplência, conseguindo assumir o mandato em virtude da eleição de Rodrigo Novaes para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Já na última semana, Diogo sofreu nova perda de capital político ao ser derrotado pelo deputado estadual Fabrizio Ferraz (SD) na disputa pela primeira vice-presidência da Mesa Diretora da Alepe para o biênio 2025/2026. A derrota foi lida como um recado dos pares a Diogo devido à soberba do parlamentar, que negou um acordo proposto por Fabrizio para um mandato compartilhado à frente do cargo.
Soma-se a isso o fato de Diogo ser um dos mais críticos opositores na Alepe à governadora Raquel Lyra (PSDB), de quem Fábio tem se aproximado cada vez mais. Esse estreitamento tem sido favorável à população de Santa Cruz do Capibaribe, tendo em vista que é inegável o benefício de se manter um alinhamento entre as gestões municipal e estadual.
E diante da boa aceitação da atual gestão municipal em Santa Cruz do Capibaribe, são grandes as chances de um aliado vir a lograr êxito. Em suma, há espaço e é favorável cenário para que um aliado do atual prefeito venha a representar o município do Agreste no Legislativo Estadual diante do enfraquecimento da liderança de Diogo Moraes, que, aos poucos, tem visto esvaziar o apoio de prefeitos às suas bases eleitorais.
Deixe um comentário