A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) prepara uma série de atividades para celebrar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, em 21 de março. O destaque é a ‘Kizomba Antirracista’, que marca o lançamento do 1º Caderno Alepe Antirracista, compilando palestras da jornada de novembro de 2023. Além disso, haverá um curso de capacitação para servidores da Alepe, incluindo palestras, debates e apresentações musicais abertas ao público. As inscrições já estão disponíveis.
A ‘Kizomba Antirracista’ será realizada no auditório Sérgio Guerra, na sede da Alepe, às 14h. A programação conta com a participação da atriz Naná Sodré e apresentação musical da banda Café Preto. Durante o evento, será abordado o tema “21 de Março: Reflexões sobre o Caminho para a Igualdade Racial”, pela professora Valdenice Raimundo, e “A Contribuição da Cultura Afro-Brasileira para a Formação da Identidade Nacional”, pelo professor Clébio Correia.
Após as palestras, ocorrerá o lançamento do 1º Caderno da Jornada Antirracista, com apresentação do professor Edilson Souza e do coordenador pedagógico do curso Alepe Antirracista, Rodrigo Marinho. O encerramento será com apresentação do professor e músico Lepê Correia.
O curso Alepe Antirracista terá início em 22 de março e se estenderá até agosto, com pausa em julho. Serão realizadas duas turmas presenciais, além de uma edição online para o público em geral no segundo semestre. Coordenado pela equipe do professor Lepê Correia, o curso abordará temas como Letramento Racial, Racismo Estrutural e Construção de uma Identidade Antirracista.
Para o deputado Gustavo Gouveia, primeiro secretário da Alepe, o curso representa uma oportunidade de reflexão sobre a discriminação racial. Segundo o presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto, a iniciativa reforça a importância de debater o tema no cotidiano do Legislativo e na sociedade como um todo. As inscrições para o evento e o curso estão abertas através do link: www.even3.com.br/kiboma-antirracista.
Deixe um comentário