A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou nesta segunda-feira (3) uma sessão solene em comemoração ao aniversário de 188 anos da Instituição com homenagem aos servidores mais antigos da Casa, apresentação do Coral Vozes de Pernambuco, formado por colaboradores da Alepe, e show com a banda Virtuosos Pernambucanos do Maestro Spok. O evento foi promovido pela Superintendência Geral.
Durante a sessão, realizada no auditório Sérgio Guerra com a presença de parlamentares, servidores e autoridades, o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), destacou que a Assembleia “será sempre uma casa que, além de legislar e fiscalizar, acolhe anseios, assegura direitos e, principalmente, viabiliza conquistas da população pernambucana”.
“Reforço nosso compromisso fundamental de defender e fortalecer cotidianamente a democracia, valorizando, com isonomia, o papel das bancadas de Oposição e do Governo e as demandas da sociedade. Procuramos, a cada dia, honrar o compromisso de contribuir para uma sociedade justa, igualitária e solidária, respaldando e fortalecendo a democracia”, destacou o presidente.
Para homenagear os funcionários mais antigos da Casa por anos de serviço prestado à Assembleia Legislativa foram entregues placas de reconhecimento ao trabalho para os servidores Jovêncio Marques Pereira, Cássia Maria Ferraz, Rosângela de Almeida Farias, Brivaldo Eretiano da Silva, Maria do Socorro Procópio e Antônio Pedro de Albuquerque. Eles foram escolhidos pelo crédito de antiguidade.
Falando em nome dos colaboradores da Alepe, a servidora Maria do Socorro Procópio agradeceu a homenagem e destacou que o aniversário de 188 anos da Alepe “é um dia de comemoração, reflexão e lembranças”.
“Colecionamos momentos felizes e temos orgulho de servir à Casa de Joaquim Nabuco. Construímos em parte a história memorável dessa Casa. Vestimos a camisa e temos orgulho de servir ao povo pernambucano”, disse Maria do Socorro.
Segundo o líder do governo na Casa, deputado Izaías Régis (PSDB), a Alepe simboliza muito mais que um simples registro histórico, representa a consolidação da democracia e do estado democrático de direito. “Esses são os valores pelos quais permeiam os verdadeiros debates em prol do povo de Pernambuco. Sem a democracia não há progresso possível”, afirmou Izaias.
Já a líder da Oposição, deputada Dani Portela (PSol), afirmou que a comemoração dos 188 anos da Alepe reforça ainda o compromisso com a democracia, com o povo e com todos os parlamentares que passaram pelo Poder Legislativo deixando sua marca em prol da luta popular.
“Comemorar o aniversário da Alepe simboliza nossa resistência em face das tentativas de ataque à democracia e ao violento período que vivenciamos na presidência da República nos últimos quatro anos”, lembrou Portela.
Participaram da solenidade deputados, colaboradores, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo, Ítalo Lopes, e autoridades como a conselheira Teresa Duere, representando o Tribunal de Contas do Estado; o sub-procurador geral de Justiça, Renato da Silva Filho, representando o Ministério Público; o defensor público Henrique Seixas; o secretário executivo da Casa Civil, Rubem Rodrigues, representando o governo do Estado;
No final da solenidade houve o corte de um bolo ao som do coral Vozes de Pernambuco. A governadora Raquel Lyra compareceu ao final e proferiu algumas palavras em homenagem aos 188 anos da Alepe.
Deixe um comentário