A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, em parceria com o Sebrae/PE, deu início, nessa quinta-feira (27), a uma série de qualificações com mulheres agricultoras que vivem do plantio e venda da macaxeira. A atividade é uma preparação das participantes, antecedendo o II Festival da Macaxeira do Jaboatão, que acontece nos próximos dias 03 e 04 de abril, na Praça Nossa Senhora do Rosário, no Jaboatão Centro.
Na ação, as empreendedoras rurais recebem orientações e dicas sobre o beneficiamento do alimento, fazendo com que elas possam aprender e vender novas receitas derivadas do produto, além de trabalhar o cardápio para o festival, a precificação e as formas de pagamento digital. A iniciativa conta com o apoio do Instituto César Santos. No total foram preparadas oito receitas doces e salgadas, entre elas: Mil folhas de macaxeira frita; Bobó de macaxeira e camarão frito; Bombocado de Macaxeira; Pão de macaxeira com queijo manteiga; e Cocada de macaxeira.
Para o prefeito Mano Medeiros, “essa é uma ótima oportunidade que essas agricultoras do município têm de se aperfeiçoar, valorizar os seus produtos e aprender diferentes possibilidades culinárias para esse alimento tão tradicional e nutritivo da nossa região. E além de tudo isso, garantir um aumento da renda familiar com essas novas receitas”, explicou.
Segundo Patrícia Félix, agricultora do Engenho São Salvador, o dia de aprendizado foi muito especial. “Só agradecer à equipe da Prefeitura e ao professor por tudo que foi passado. Foi um dia maravilhoso e que venham mais dias como esse”. Representando o Instituto César Santos, o chefe Rogério Ribeiro foi quem trabalhou os pratos utilizando a raiz. “Algumas das receitas foram pensadas especialmente para o projeto do festival. São preparos com um grau de dificuldade razoável, nada muito complexo, mas que elas conseguem executar e que conseguem agregar bastante valor àquilo que a gente produz. Se eu tenho um produto com grau médio de dificuldade, é muito mais fácil vender do que aquele que qualquer pessoa sabe fazer porque é simples”, lembrou o profissional.
A trilha de qualificação de preparação para o II Festival da Macaxeira do Jaboatão passa ainda pelo Engenho Penanduba, recebendo agricultoras de outras localidades rurais do município.
Deixe um comentário