Há muito tempo as calçadas na cidade do Recife foram tomadas pelos proprietários de estabelecimentos comerciais ou residenciais, que colocam barras de ferro ou fazem rampas de acesso. Seja para fazer estacionamento privativo aos clientes, ou seja para evitar que as pessoas passem por suas calçadas.
Não sabem, ou fingem que não, esses proprietários que a calçada é do povo, tal como são as ruas e os logradouros públicos, devendo ser livres para permitir o direito de ir e vir de qualquer cidadão.
Não precisei andar muito para encontrar esses problemas. O Caldíssimo Grill fez uma rampa de acesso ao restaurante, obrigando os cidadãos que não utilizem o estabelecimento a passarem por outra parte da rua. A Pizzaria Matuta, uma casa de festas infantis e outros estabelecimentos fizeram a mesma coisa.
Já que a intervenção feita pela prefeitura naquela galeria das Graças deu certo, fica a sugestão para que a PCR venha intervir aqui em Boa Viagem e em qualquer outro local que tenham esses abusos cometidos contra a mobilidade urbana.
Álvaro diz
O restante JK Steak Recife – localizado na R. Gen. Joaquim Inácio, 515 – Ilha do Leite, Recife – PE, 50070-270. Colocou correntes em sua calçada obrigando os clientes usarem seu estacionamento privado e pago. Isso pode?