A Secretaria de Defesa Social (SDS) do Cabo de Santo Agostinho deu início, nesta segunda-feira (10), à semana de qualificação profissional para 290 agentes que atuam na Guarda Civil Municipal (GCM).
O curso de formação, intitulado Estágio de Qualificação Profissional (EQP), tem como objetivo habilitar os guardas municipais para desempenharem suas funções em diversas situações, incluindo o uso de arma de fogo, armamento de menor potencial ofensivo (elétrico) e outras formas de intervenção.
Essa capacitação acontece no Centro de Formação de Professores Prof. Elmo José de Freitas, com aulas programadas entre os dias 10 e 14 de fevereiro e entre 17 e 21 de fevereiro, sempre das 10h às 14h, totalizando aproximadamente 80 horas de formação profissional. As aulas serão ministradas por instrutores da Guarda Municipal do Recife e do município de Igarassu.
A primeira turma conta com a participação de 37 agentes, incluindo profissionais efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM), Guarda Patrimonial, Patrulha da Mulher, Grupo de Operações com Cães (GOC), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Grupamento Tático Ambiental (GTA).
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, ressaltou a importância da preparação dos agentes para a realização de abordagens nas ruas da cidade. “Proporcionar esse tipo de formação significa que estamos preparando uma equipe apta a cuidar da população cabense e a realizar suas funções de maneira precisa e necessária. A presença dos agentes municipais, sem dúvida, reforça a ideia de que seu trabalho é essencial para garantir a ordem e o respeito nos espaços públicos da cidade, além de assegurar a segurança da população e atuar no combate à violência”, afirmou.
“É fundamental promover essa qualificação com o intuito de aprimorar as técnicas de atuação e abordagens dos agentes que exercem esse papel vital em nossa cidade. Com certeza, proporcionar esse aprimoramento é preparar nosso efetivo para o desempenho de suas funções de forma eficaz”, declarou o secretário de Defesa Social do município, Julierme Veras.
Deixe um comentário