Ex-secretário de Educação do município de Altinho, o professor Ricardo Rodrigues teve uma passagem marcante e de êxito na gestão do atual prefeito, Orlando José. Foram três anos e quatro meses à frente da pasta.
Sempre atento às necessidades na Educação da população altinense, Ricardo deixou ações e conquistas para Altinho. Em seu percurso, adequou a secretaria a uma “Gestão Democrática” e com isso habilitou o município a receber uma pelo resultado, conquistando R$ 300 mil no ano de 2023 e mais R$ 700 mil para este ano. Além disso articulou dois ônibus, um junto ao ex-deputado federal Tadeu Alencar e outro junto ao Governo Estadual.
Altinho, uma cidade pequena, mas de vasta área rural possui 20 escolas municipais das quais o secretário, junto com o prefeito Orlando José, conseguiu reformar 17, uma quantia bastante expressiva. Entre elas destacam-se as escolas dos sítios Pedra de Onça e Demarcação, que foram praticamente reconstruídas. Outra escola que merece destaque é a Escola Morais Rêgo, que era considerada pela população altinense a pior escola do município, porém, após as reformas e intervenções pedagógicas, ficou classificada como uma das 50 melhores escolas do Estado em 2022, através do programa “Criança Alfabetizada”, hoje é a primeira escola de Altinho a ser completamente climatiza e este ano ainda se tornou, em parceria com o Governo Federal, Escola em Tempo Integral.
A Educação de Altinho ainda se destaca por ter criado o primeira Escola para os Povos Ciganos do Estado de Pernambuco, tal inovação não atacou apenas o problema do analfabetismo que impedia o desenvolvimento dos ciganos, mas também promoveu o reconhecimento da cidadania e combateu o preconceito com os povos tradicionais. Ricardo Rodrigues ajudou Altinho a abraçar os ciganos, o que já foi reconhecido até pelo Instituto Brasileiro dos Ciganos.
As ações de inclusão caracterizaram a gestão de Ricardo Rodrigues. O projeto Carcará, concebido ainda durante a pandemia, cuidou em promover a inclusão cultural que tinha como momento culminante apresentar as crianças, adolescentes e trabalhadores da educação a sétima arte, o Cinema. Assim, mais de 3 mil pessoas foram levadas ao cinema em Caruaru, durante os três anos que Ricardo esteve à frente da Secretaria de Educação. Conforme foi informado, este ano o projeto será realizado novamente, inclusive os ingressos já estão adquiridos.
A Educação não caminha sem a devida valorização dos professores. Além das formações continuadas, digitalização de todos os processos acadêmicos, avaliações de monitoramento, a Secretaria de Educação se esforçou muito para entregar a cada professor efetivo um computador notebook, bem como o devido pagamento do piso salarial. Já para os professores contratados o aumento foi mais significativo e simbólico, pois há 16 anos não havia nenhuma espécie de aumento salarial.
Por fim, a Educação Inclusiva foi um marco na gestão de Ricardo Rodrigues, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi completamente reestruturado. Altinho possui mais de 120 matrículas no AEE e para atender mais e melhor estes alunos a equipe de professores foi ampliada, constituiu uma equipe multidisciplinar que o município não tinha, composta por psicólogas, fonoaudióloga, psicopedagoga e intérprete de libras. Para as crianças que precisam de acompanhamento mais próximo foi ampliado a quantidade de profissionais Atendentes terapêuticos (cuidadores) foi ampliada de 8 para 36.
Foram inúmeras ações jamais vistas em outros governos. Antes de sair da Secretaria ainda deixou em funcionamento um Curso de Inglês Popular gratuito e aberto ao público em geral. Tudo fruto de um trabalho sério e comprometido de Ricardo, que sempre trabalhou pensando no presente e futuro da população de Altinho. Ele deixou a secretaria com grandes feitos que jamais serão esquecidos pela região.
Deixe um comentário