Anderson Ferreira reforça laços com Bolsonaro para chegar ao 2º turno
O pré-candidato a governador de Pernambuco, Anderson Ferreira, acompanhado do seu companheiro de chapa, Gilson Machado, esteve em Brasília para se reunir com o presidente Jair Bolsonaro. O encontro acontece num momento de recuperação do presidente e consolidação do segundo turno contra o ex-presidente Lula.
A vinculação de Anderson Ferreira com Bolsonaro já começou a surtir efeito, uma vez que nas redes sociais, o postulante do PL vem dando sinais de crescimento perante o eleitor bolsonarista do estado. A medida que o tempo for passando e o eleitor identificar essa proximidade de projetos, Anderson poderá tomar votos de seus principais adversários na direita, Miguel Coelho e Raquel Lyra, especialmente o ex-prefeito de Petrolina, que tinha tudo para ser o nome do presidente em Pernambuco mas optou por distanciar-se do ocupante do Planalto.
Nas eleições de 2018 o presidente Jair Bolsonaro obteve 30,57% dos votos válidos no primeiro turno e 33,5% na segunda etapa sem ter nenhum candidato majoritário pedindo voto para a sua candidatura. Com a presença de Anderson Ferreira disputando o governo e Gilson Machado o Senado, a expectativa dos bolsonaristas é que ele possa subir para 35% dos votos válidos no primeiro turno e chegar a 40% na segunda etapa.
Se atingida essa meta, o voto casado Anderson/Bolsonaro, ambos possuem o mesmo número, poderá levar o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes ao segundo turno, e por isso Anderson tende a vincular-se cada vez mais ao chefe do executivo nacional para buscar uma eventual vitória na segunda etapa em outubro.
MDB Mulher – A pré-candidata a deputada federal Iza Arruda assumirá na próxima segunda-feira (23) a presidência estadual do MDB Mulher, braço feminino do partido cuja maior liderança é o senador Jarbas Vasconcelos. A postulante se fortalece com a nova missão, uma vez que irá ficar cada vez mais ambientada com os diretórios e comissões municipais do partido e consequentemente poderá ter efeitos políticos e eleitorais promissores para o seu projeto.
Eletrobras – O Tribunal de Contas da União formou maioria para a privatização do sistema Eletrobras. Na década de 90 houve uma privatização das concessionárias estaduais, como a Celpe que tornou-se Neoenergia, e agora o governo visa alavancar os investimentos em energia elétrica através da capacidade do setor privado.
Cayo Albino – O prefeito de Garanhuns e ex-deputado estadual Sivaldo Albino, vem articulando muito bem a pré-candidatura de Cayo Albino para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Sivaldo aposta na força da sua gestão para ampliar seu espaço político em Pernambuco, e caso logre êxito na empreitada se tornará a maior liderança do agreste meridional.
Vinculação – A chegada de André de Paula, Eduardo da Fonte e Sebastião Oliveira ao palanque de Marília Arraes é avaliada por integrantes da Frente Popular como uma guinada da ex-petista ao bolsonarismo. Inclusive, na avaliação destes mesmos atores, Marília já tinha postura de alinhamento com o governo Bolsonaro ao ser eleita para a mesa diretora com o apoio irrestrito de Arthur Lira e Ciro Nogueira.
Inocente quer saber – A vinculação do palanque de Marília Arraes ao bolsonarismo surtirá efeito eleitoral contra ela?
Deixe um comentário