
As Reuniões Plenárias da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) voltam a acontecer de modo presencial, a partir desta terça-feira, 8. Desde que as atividades foram retomadas no início do ano, em um momento de alta nas infecções por Covid-19 e surto da Influenza H3N2, a decisão havia sido de mantê-las em formato remoto até a mudança no quadro epidemiológico.
Conforme o comunicado assinado pela superintendente-geral da Casa, Christiane Vasconcelos, os debates no Plenário Eduardo Campos ocorrerão nas terças, às 14h30, e nas quartas, a partir das 10h. A presença do público nas galerias está autorizada, desde que se respeite os protocolos sanitários, como uso de máscara e distanciamento.
Já as discussões das comissões temáticas continuarão sendo realizadas por videoconferência. Vale lembrar que todas as reuniões públicas são transmitidas ao vivo na TV Alepe – canais 10.2 (RMR e Caruaru) e 18 NET/Claro – e no YouTube.
De acordo com o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), a decisão de retornar às atividades presenciais acompanha entendimentos semelhantes anunciados pelo Governo do Estado e pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. Também leva em conta o posicionamento de outras assembleias legislativas do País.
“Prezando pelas orientações sanitárias, nossa prioridade é prestar um serviço eficiente à sociedade”, afirma Medeiros. “Estamos avaliando continuamente, com apoio do corpo técnico da instituição, as condições para que todos os parlamentares, servidores e visitantes possam comparecer aos trabalhos de forma segura,” disse.
Além das atividades legislativas, a determinação divulgada na última quinta (3), inclui o retorno aos serviços administrativos presenciais, que serão concentrados no intervalo entre 9h e 15h, podendo ocorrer em outros horários de forma remota, se houver necessidade. Todos os que ingressarem na Casa de Joaquim Nabuco deverão apresentar comprovante de vacinação completa contra Covid-19 e usar máscaras de proteção respiratória.
Deixe um comentário