Disputa pelo Senado ganha maiores atenções
De acordo com o conceituado colunista político Cláudio Humberto, o PT estaria dando como certa a derrota de Armando Monteiro para Paulo Câmara e agora estaria preparando a operação Salva João Paulo, candidato do partido a senador que lidera as pesquisas.
João Paulo dispensa comentários. É um fenômeno eleitoral na região metropolitana do Recife, tendo sido prefeito eleito e reeleito e o deputado federal mais votado da capital da história.
Porém, analisando o histórico das eleições em Pernambuco, em 1986 Miguel Arraes puxou Mansueto de Lavor e Antônio Farias, em 1990 Joaquim Francisco elegeu Marco Maciel, em 1994 Miguel Arraes conseguiu eleger Roberto Freire, já Armando Monteiro Filho perdeu para Carlos Wilson. Nas eleições de 1998 Jarbas Vasconcelos se elegeu governador e emplacou José Jorge. Em 2002 Jarbas foi reeleito e arrastou Marco Maciel e Sérgio Guerra. Na disputa de 2006 Jarbas foi eleito senador mas não emplacou o governador, que acabou sendo Eduardo Campos. Por fim, em 2010 Eduardo disputando a reeleição conseguiu levar consigo Armando Monteiro e Humberto Costa para o Senado.
Ficou evidente que nos últimos 25 anos, considerando sete disputas, apenas em duas oportunidades o governador não elegeu o senador, ressaltando que em 1994 Arraes puxou Roberto Freire mas não levou Armando Filho, e em 2006 onde Jarbas estava extremamente bem-avaliado não tinha condição alguma de perder aquela eleição para o Senado.
Isso esclarece que a eleição caminha para uma vitória do governador e do senador do mesmo campo político. Onde no caso de vitória de Paulo Câmara é provável que Fernando Bezerra Coelho seja mandado para o Senado. Enquanto se Armando Monteiro vencer, João Paulo deve ir com o petebista.
O que nos leva a crer que como Paulo Câmara lidera as pesquisas e que a distância entre João Paulo e Fernando Bezerra Coelho se reduziu pra cinco pontos de acordo com o Ibope, Fernando se torna possível herdeiro da cadeira de Jarbas Vasconcelos no Senado Federal.
Laura Gomes – Os colegas da deputada Laura Gomes na Alepe estão lamentando o fato dela não dispor de votos suficientes para voltar para a Casa Joaquim Nabuco. Além de ser uma socialista histórica, Laura tem bom trânsito com todas as siglas.
Federal – No plano federal muita gente tem lamentado a não reeleição de Cadoca (PCdoB). Cadoca exerce o quarto mandato na Câmara dos Deputados e sempre foi um político de extrema qualidade e grande atuação. Pernambuco perde muito com a sua não reeleição.
Rollemberg – O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) passou a liderar as pesquisas pelo governo do Distrito Federal após a saída de José Roberto Arruda da disputa por ser ficha-suja. Rodrigo bateria seus adversários no segundo turno com folga.
Rio Grande do Sul – A senadora Ana Amélia (PP) abriu dez pontos de vantagem sobre o governador Tarso Genro que busca a reeleição. Se o quadro se mantiver, o Rio Grande do Sul manterá a tradição de não reeleger governador.
RÁPIDAS
Felipe Carreras – Buscando seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, Felipe Carreras é a maior aposta do PSB para deputado federal. Tem gente que espera que ele ultrapasse os 200 mil votos.
Armando Monteiro – O senador Armando Monteiro pode ser acusado de tudo, menos de que é um mau político. Sua atuação no Senado Federal é destacada e respeitada nos quatro cantos do Brasil.
Inocente quer saber – O castelo alemão tinha figurões de Pernambuco nas suas festas?
Deixe um comentário