PSDB se fragiliza após episódio das prévias para presidente
O PSDB realizou no último domingo as prévias para escolher o seu candidato a presidente da República em 2022. Eivado de denúncias de compra de votos e de problemas no sistema de votação, o processo eleitoral acabou fragilizando ainda mais os nomes que estavam sob a perspectiva de disputar a sucessão de Jair Bolsonaro no próximo ano.
Independente do desfecho das prévias tucanas, aquele que vier a ser o escolhido entre Arthur Virgílio, Eduardo Leite e João Doria, indubitavelmente terá seu nome maculado pelo desastroso processo, que fragilizou ainda mais os tucanos, que em 2018 tiveram o seu candidato a presidente Geraldo Alckmin com o pior desempenho do partido em disputas presidenciais.
No âmbito local, o PSDB ensaia o lançamento da sua presidente estadual e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que é um nome extremamente competitivo pela sua biografia e seu perfil político e eleitoral, porém os desdobramentos das prévias acabaram colocando em xeque a viabilidade dos candidatos tucanos nos estados e em Pernambuco não será diferente, uma vez que o partido seguirá com muitas incertezas sobre o rumo que será adotado.
Apoio – O prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (PSL), se prepara para garantir uma expressiva votação ao deputado federal Luciano Bivar, que deverá tentar a reeleição em 2022. Josafá vem se destacando no município após a expressiva vitória em 2020.
Vice – Pré-candidato a governador da Bahia, o ministro da Cidadania, João Roma Neto, ganhou força nos últimos dias para integrar a chapa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro no próximo ano como candidato a vice-presidente. Seu nome se soma a outras opções levantadas como os ministros Fábio Faria e Teresa Cristina.
Filiação – O presidente Jair Bolsonaro, ao que tudo indica, oficializará sua filiação ao PL no próximo dia 30. O movimento acontece após o adiamento da data, inicialmente marcada para o último dia 22, e pelas discussões sobre o controle do partido em estados com vistas a formação de palanques para 2022.
Ampliação – O governador Paulo Câmara anuncia, na manhã desta quarta-feira, a ampliação da rede de escolas integrais no Estado. À tarde, haverá o lançamento do 5º chamamento público do Programa Força Local, que beneficiará novos projetos em segmentos econômicos do Estado.
Relator – O líder do PSB na Câmara, deputado Danilo Cabral, será o relator do Grupo de Trabalho (GT) “Enem e a crise no Inep”, que vai acompanhar denúncias envolvendo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo do colegiado é “apurar e esclarecer fatos com relação à crise Inep e sugerir ações para o funcionamento condizente do Instituto, em especial, no que diz respeito à realização de exames de avaliações e censos”.
No páreo – Com a provável permanência do governador Paulo Câmara no cargo até 31 de dezembro de 2022, os nomes para o Senado Federal pela Frente Popular continuam no páreo com maiores chances, são eles: André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos).
Inocente quer saber – A oposição irá se engalfinhar na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas?
Deixe um comentário