Armando calculou mal
O senador Armando Monteiro almejava ser governador de Pernambuco desde que rompeu com Jarbas Vasconcelos em 2003. Acabou desistindo aos 45 minutos do segundo tempo de disputar o governo para apoiar Humberto Costa em 2006 e em 2010 foi candidato a senador na chapa de Eduardo Campos que buscava a reeleição. Naturalmente ele já tinha dado ciência a Eduardo Campos que iria ser candidato a governador. Onde Armando errou? Errou quando não defendeu junto ao PT nacional que o partido lançasse a candidatura de João Paulo a governador. Com isso, as chances de haver um segundo turno entre Armando Monteiro e o candidato do PSB eram muitas. João Paulo, que provavelmente ficaria de fora da segunda etapa, poderia apoiá-lo e Armando vencer a eleição igual ao que foi feito em 2006 quando Eduardo foi vitorioso. A partir do momento em que virou uma disputa entre Armando (candidato de oposição) e Paulo Câmara (candidato de continuidade), considerando que o governo do estado possui aprovação elevada, a candidatura do PSB com 21 partidos lhe apoiando, inúmeros candidatos a deputado estadual e federal na base socialista, dentre outros fatores, ficou evidente que o desejo de continuidade legaria ao candidato do PSB, qualquer que fosse, um crescimento nas pesquisas e uma possibilidade real de vitória. Faltam pouco mais de trinta dias para a eleição. Mas por todo o contexto da disputa, a não ser que haja algo muito forte que mude o curso da eleição, Paulo Câmara tem todas as condições de ser o próximo governador de Pernambuco.
Briga tucana – O deputado Bruno Araújo (PSDB) estaria enciumado com a candidatura de Daniel Coelho a deputado federal. Ambos são do mesmo partido e devem ser eleitos, porém, Bruno possui o protagonismo do partido na executiva nacional que pode ser ofuscado caso Daniel tenha mais votos que ele.
A conta – Com o crescimento de Paulo Câmara, as contas para a eleição de deputado federal foram modificadas. Em vez de 17 federais, a Frente Popular está em vias de eleger 19 no chapão. Com isso o PTB que caminhava pra sete parlamentares deve eleger apenas cinco. Uma vaga é reservada ao PSL de Luciano Bivar.
André Campos – No último sábado o deputado André Campos (PSB) que busca o quarto mandato na Alepe, inaugurou seu comitê principal no Pina. O evento reuniu inúmeras lideranças políticas do estado, além do candidato a vice-governador Raul Henry (PMDB).
Roberta Arraes – Também no sábado a candidata a deputada Roberta Arraes (PSB) juntou centenas de pessoas do Recife para encontro político. Roberta pretende representar o Araripe na Casa Joaquim Nabuco.
RÁPIDAS
Voltou – Não durou nem quinze dias a adesão do ex-prefeito de Vitória José Aglailson a Armando Monteiro. Bastou Paulo Câmara encostar nas pesquisas que ele virou a casaca e voltou a apoiar o PSB.
Pesquisas – Foram registradas mais duas pesquisas sobre a sucessão estadual. O Datafolha divulga na quarta-feira sua nova rodada. Já o Instituto Opinião divulga no Blog do Magno na terça a sua sondagem.
Inocente quer saber – Esta semana teremos novas adesões ao palanque de Paulo Câmara?
Deixe um comentário