Conscientizar a população a não jogar lixo nas vias públicas, melhorar a qualidade de vida dos moradores e pôr em prática o respeito ao meio ambiente. É com esse intuito que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, numa ação conjunta das secretarias Executivas de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, lança, nesta quinta-feira (28.08), às 9h, oPrograma Abrace o Verde.
O Programa Ponto Vivo (já existente) consiste em identificar e eliminar os pontos críticos onde a população descarta lixo inadequadamente. Para dar colorido e beleza a esses locais, buscando assim sensibilizar a população para que evite novos descartes irregulares, a Prefeitura lança agora o Abrace o Verde. Com o programa, serão realizados plantios de diversas árvores. A primeira parada da ação, nesta quinta, será no Circuito do Neco, na Rua Haiti, em frente à escola Rubens Moreira, no bairro de Cajueiro Seco. No local, que já possui uma placa afixada proibindo o descarte de lixo, serão plantadas oito mudas de árvores de médio porte.
Para adotar as árvores plantadas, foi escolhido um morador por cada ponto do programa correspondente ao seu bairro. Os moradores escolhidos, voluntários, serão responsáveis pelo trato das mudas (adubação) e conscientização dos demais moradores da área. A Prefeitura também disponibilizará folders explicativos, enfatizando a importância de ajudar a preservar o meio ambiente, bem como informações necessárias ao cuidado com as árvores plantadas.
A secretária Executiva de Meio Ambiente, Sheila Pincovisky, ressalta a importância de ter a população como parceira na conservação das áreas antes tidas como pontos de descarte impróprio de lixo. “Tendo a comunidade como parceira, é muito mais fácil manter o local limpo e conservado. É importante que, depois que as árvores forem plantadas, a população evite jogar lixo de maneira inadequada e preste atenção no horário em que o lixo da comunidade é recolhido. Além disso, quem vai adubar e regar as árvores é a própria comunidade, e isso vai contribuir para o bem coletivo”, explicou a secretária.
O bairro de Cajueiro Seco (Regional – 5) é o primeiro a ser contemplado com a ação.
Deixe um comentário