João Campos avançará com programa de concessões no Recife
No décimo mês do seu primeiro ano de gestão, o prefeito João Campos se dedicou, além da zeladoria da cidade, ao avanço da vacinação contra a Covid-19, que possibilitou a retomada das atividades na capital pernambucana. A pandemia exigiu uma nova forma de gestão, que precisará se modernizar e se aperfeiçoar para oferecer serviços eficientes à população.
Como o cobertor financeiro é curto, é fundamental que as gestões possam encontrar formas de reduzir o custeio da máquina pública e alocar esses recursos para ações efetivamente importantes. É neste contexto que o prefeito João Campos avança com um programa de concessões de praças, parques, relógios digitais, e mais precisamente o Geraldão e até mesmo o prédio da prefeitura do Recife.
O secretário-executivo de parcerias estratégicas da PCR, Thiago Ribeiro, afirma que iniciará o programa de PPPs de forma conservadora, e posteriormente pulverizar para outros equipamentos públicos, o que deverá acontecer nos próximos dois anos. A medida segue uma diretriz das principais capitais do país, que têm buscado ofertar serviços de melhor qualidade à população evitando os custos operacionais que travam a entrega dos serviços por conta da burocracia pública.
Prévias – O PSDB marcou para o próximo dia 21 de novembro a realização das prévias para a escolha do candidato do partido a presidente da República em 2022. Disputam a indicação os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) e o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (AM). Leite e Doria despontam como favoritos na disputa.
Inadimplente – Após dezesseis anos com o nome limpo, a prefeitura de Arcoverde ficou negativada no CAUC, cadastro do governo federal para identificar os municípios adimplentes com as obrigações federais e por consequência aptos a receber verbas do governo federal. A gestão do prefeito Wellington Maciel (MDB) conseguiu a proeza de deixar a cidade de Arcoverde inadimplente e com isso prejudicando a chegada de investimentos federais.
Crescimento – O Banco Mundial revisou para cima a projeção de crescimento econômico do Brasil para 5,3%. De acordo com William Maloney, economista-chefe da instituição, a economia brasileira melhorou muito e por isso deverá ter um crescimento ainda maior em 2021.
Números – O avanço da vacinação no Brasil produziu a redução da média móvel de casos e de óbitos para 15 mil e 437, respectivamente, atingindo o menor patamar de casos desde maio de 2020. Ao que tudo indica, o Brasil vive um novo momento da pandemia e a retomada econômica tende a ser cada vez mais forte nos próximos meses.
Decisão – O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, decidiu que a suprema corte não pode se envolver na prerrogativa do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, em marcar a sabatina de André Mendonça para sua indicação ao Supremo Tribunal Federal. A alegação de Lewandowski vai de encontro ao que a corte decidiu quando obrigou o Senado Federal a instaurar a CPI da Pandemia.
Inocente quer saber – Quando haverá a apreciação da indicação de André Mendonça para o STF pelo Senado Federal?
Deixe um comentário