A experiência acumulada durante a sua passagem na Secretaria de Turismo do Estado garantiu a Paulo Câmara (PSB) a percepção das demandas e, principalmente, das muitas possibilidades de avanços que o setor possui.
Durante café da manhã, nesta quarta-feira (27), com o Trade Turístico, o
candidato da Frente Popular ao Governo pontuou ações que desenvolverá, a partir de 2015, para potencializar os resultados de uma área que já representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB) pernambucano. Junto com seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/senador), Paulo destacou que o segmento será beneficiado por iniciativas que melhorarão a infraestrutura dos municípios, além do apoio ao desenvolvimento das
diferentes cadeias produtivas existentes.
A capacitação da mão-de-obra foi indicada por Paulo Câmara como um
compromisso seu para o fortalecimento do segmento em Pernambuco. O socialista ressaltou que a administração estadual ofertará, através de diferentes mecanismos, oportunidades para que a população possa contribuir mais com o Trade.
“Com as escolas técnicas e as escolas em tempo integral com cursos para as
vocações das regiões do Estado, os municípios poderão apresentar uma
mão-de-obra mais qualificada e que ajudará a melhorar os números do Turismo também”, frisou Paulo, destacando que Pernambuco já possui a maior rede de ensino integral do País e ampliou em mais de seis vezes as ofertas de vagas do ensino técnico. “Temos quarenta escolas com esse perfil no Estado”, lembrou.
Paulo revelou que projeta recuperar e ampliar o número de equipamentos que contribuem para o desenvolvimento de segmentos, como o turismo de negócios.
Entre as medidas que serão implementadas pelo socialista está a conclusão do Centro de Convenções de Olinda (Cecon). “O projeto já está pronto e nós vamos fazer. Teremos um Cecon mais moderno e que atenderá as demandas existentes. Mas não vamos esquecer outras regiões do Estado e da necessidade de ter novos equipamentos. Teremos outros aparelhos que ajudarão na realização de eventos”, apontou.
Presidente da Associação Brasileira de Empresa de Eventos (ABEOC), Tatiana
Marques elogiou a capacidade demonstrada por Paulo em sentar com o Trade
para discutir o setor. “Ele mostrou que tem disposição de fazer,
disponibilidade de ouvir. Temos que exaltar isso e discutir juntos, para
que possamos ter um Turismo mais forte em Pernambuco”, afirmou.
Em sua fala, Fernando Bezerra Coelho destacou a importância de
investimentos para criar um ambiente necessário à atração de
empreendimentos. “Temos que ampliar nossa malha aérea, consolidando mais
aeroportos no interior com rotas comerciais. O turismo de negócios é uma vocação que deve ser estimulado, porque gera mais renda e empregos”, disse Fernando. Ele destacou, ainda, que no Senado, lutará para ampliar a
qualificação profissional, preparando mais pessoas para trabalhar na
indústria do Turismo, que atualmente gera mais de 300 mil postos de
trabalho com carteira assinada.
Deixe um comentário