O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) realizou na manhã desta quarta-feira (27) capacitação com conselheiros tutelares da região do Sertão do São Francisco. O objetivo do encontro foi treiná-los para atuar conjuntamente com o órgão no combate ao trabalho de crianças e adolescentes.
Estiveram presentes os profissionais das cidades de Petrolina, Afrânio, Cabrobó, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Representando o MPT, os procuradores do trabalho Leonardo Mendonça e Ulisses Dias de Carvalho destacaram os pontos mais relevantes da atuação dos Conselhos que podem ser levados ao órgão, de modo a ajudar nas ações de políticas públicas, de fiscalização e de acionamento na Justiça. “É importante dialogarmos para cada vez mais articularmos nossa rede, de modo que nenhum caso de trabalho infantil nos escape”, disse Leonardo. “É preciso que os conselheiros passem denúncias e informações sobre os casos para embasarmos nossa atuação”, complementou Ulisses.
Os conselheiros puderam tirar dúvidas sobre o assunto, sobretudo diante de situações mais delicadas. Eles também receberam a cartilha do MPT Trabalho infantil: manual de atuação do conselho tutelar, que orienta como proceder na sua atuação e como podem trabalhar em conjunto com o órgão.
Participou também do evento a auditora fiscal do Trabalho Paula Neves, coordenadora do projeto de combate ao trabalho infantil da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco (SRTE-PE).
Deixe um comentário