Morte de Eduardo modifica sucessão
O Ibope divulgou ontem pesquisas sobre as eleições, em especial uma sobre a sucessão presidencial e outra sobre a sucessão em Pernambuco. Pudemos observar uma mudança drástica no panorama da eleição. No plano nacional, com 29% de intenções de voto, Marina Silva abriu dez pontos de vantagem para Aécio Neves e ficou a cinco pontos de Dilma Rousseff, o que consolida a tese de segundo turno entre a candidata do PT e a agora candidata do PSB. Se as eleições fossem hoje, Marina já teria cerca de 35 milhões de votos. Bem mais do que o que ela conseguiu em 2010 e quase o triplo do que Eduardo tinha na última sondagem como candidato. No âmbito local, Paulo Câmara deu um salto de 18 pontos e reduziu a distância para Armando Monteiro para apenas 9 pontos. A diferença era de 32. Até para o Senado o jogo modificou, na última sondagem João Paulo tinha 37 pontos contra 16 de Fernando Bezerra Coelho, agora os números são 35 x 22. Caiu de 21 pontos para apenas 13. Isso ficou evidente que ao menos no âmbito estadual a estratégia de Eduardo Campos estava correta quando decidiu lançar Paulo Câmara para governador e Fernando Bezerra Coelho para senador, que a partir de hoje andam a passos largos rumo ao sucesso nas urnas, pois são mais desconhecidos perante o eleitorado do que seus adversários e tendem a crescer mais porque possuem além da estrutura de serem governistas, o maior tempo de televisão e o maior número de candidatos proporcionais lhes apoiando.
PSB – O PSB deve ter feito pesquisas qualitativas para poder usar à exaustão a imagem de Eduardo Campos no guia. Se houvesse qualquer indício de que a estratégia estava equivocada, o comando já teria abortado isso.
Adesões – As adesões previstas para a candidatura de Armando Monteiro após as pesquisas murcharam. Tendem a manter-se ao lado de Paulo Câmara, podendo até lideranças do PTB fazerem o caminho inverso.
Daniel Coelho – Ciente da possibilidade de vitória de Marina Silva, Daniel Coelho puxou o freio de mão no tocante a sua campanha pra fazer Aécio Neves presidente. Ele vai tentar novamente surfar na onda Marina, como em 2010.
Debate – Apenas quem acompanha debate são aqueles que gostam de política. Ontem o debate da Band alcançou somente cinco pontos de audiência. Bem atrás da Rede Globo, líder com 21 pontos.
RÁPIDAS
Ricardo Costa – Candidato à reeleição, o deputado Ricardo Costa divulgou no guia imagens ao lado de Roberto Magalhães. O candidato acha que isso pode render votos, mas é tarefa quase impossível já que os feitos de Roberto não estão na memória do eleitor.
Paulo Câmara – O candidato Paulo Câmara (PSB) participou de sabatina com blogueiros ontem. Um dos entrevistadores do socialista foi o jornalista Edmar Lyra, signatário desta coluna.
Inocente quer saber – Armando conseguiu dormir bem após o resultado do Ibope?
Deixe um comentário