Paulo Câmara se mostra mais autônomo
O candidato Paulo Câmara (PSB) era visto por muita gente como um mero poste de Eduardo Campos visando as eleições deste ano. Sem nunca ter disputado e exercido qualquer cargo eletivo, Paulo Câmara aparentemente não tinha o traquejo necessário para ser governador de Pernambuco. Porém, as últimas eleições, como 2008 no Recife com a vitória de João da Costa, 2010 no Brasil com a vitória de Dilma Rousseff e em 2012 com as vitórias de Geraldo Julio (Recife), Fernando Haddad (São Paulo) e Roberto Cláudio (Fortaleza), ficou evidenciado que estes nomes estão mais aceitos pelo eleitorado do que os políticos profissionais. Geralmente eles surgem “do nada” e acabam se elegendo para cargos relevantes no executivo. Na capital pernambucana tivemos um exemplo negativo e um positivo. O de João da Costa acabou colocando em xeque a viabilidade do PT no Recife, já o de Geraldo Julio que deu relativamente certo em menos de dois anos, possibilitou ao PSB o lançamento de Paulo Câmara. Quem tiver boa memória lembrará que Geraldo Julio só veio ter uma postura mais política do fim da eleição até a sua posse como prefeito. Antes disso ele parecia travado. Paulo Câmara já parece mais leve que Geraldo Julio. Mas isso não estava sendo possível diagnosticar dada a característica centralizadora de Eduardo Campos que acabava ofuscando Paulo. Com o falecimento do ex-governador e o início do guia eleitoral, vimos um candidato mais solto, mais leve e mais autônomo. Resta saber como será a postura do candidato do PSB a governador nos debates com Armando Monteiro, seu adversário e líder em todas as pesquisas.
Betinho Gomes – Tentando se diferenciar dos demais políticos o deputado Betinho Gomes (PSDB), candidato a federal, decidiu não utilizar cavaletes nem pintar muros em sua campanha.
Luiz Guimarães – O jornalista Luiz Guimarães, que foi o estrategista da campanha de Daniel Coelho a prefeito do Recife, integrava a equipe de Eduardo Campos. Acabou mantido na campanha de Marina Silva.
Felipe Carreras – O candidato a deputado federal Felipe Carreras (PSB) está com uma rede de apoios considerável. Tem grandes chances de sair com expressiva votação para a Câmara Federal.
Romário Dias – Comenta-se nas coxias da Alepe que Romário Dias briga com Silvio Costa Filho pelo posto de mais votado na coligação de Armando Monteiro para deputado estadual. Ambos são do PTB.
RÁPIDAS
Ataques – Mal entrou na disputa eleitoral e Marina Silva já virou alvo de ataques virulentos nas redes sociais. Ela ameaça diretamente a manutenção do status-quo protagonizado pela dicotomia de PT e PSDB.
Socorro Pimentel – A candidata Socorro Pimentel (PSL) tem tudo pra ser a mais votada da coligação que faz parte. Seu marido, Raimundo Pimentel (PSB) não foi pra reeleição e lhe deu total apoio.
Inocente quer saber – Se Paulo Câmara apresentar recuperação nas pesquisas, Marília Arraes volta a votar nele?
Paulo diz
Em Paulista tá cheio de muros pintados de Betinho, Sergio Leite e Armando. Muitos mesmo, principalmente na área de Paratibe e Arthur 1.