Em 1987 o Santa Cruz havia conquistado o campeonato anterior e buscava o bicampeonato pernambucano.
A nível nacional, diante das boas campanhas obtidas, era considerado o maior clube de Pernambuco. A prova é tanta que disputou o que equivalia a primeira divisão do futebol brasileiro junto dos maiores clubes do país.
Tanto conquistou o bicampeonato em plena Ilha do Retiro em cima do rival Sport como também era o maior clube do estado em termos de futebol.
Diante de um obscuro campeonato brasileiro como o daquele ano, o Sport conseguiu ser declarado campeão brasileiro pela justiça, mesmo tendo disputado o que equivalia a segunda divisão do nosso futebol.
A partir daquele ano, o jogo começou a virar em prol dos rubro-negros da Praça da Bandeira. Eles conseguiram ingressar no Clube dos 13 e receber uma esmola a nível nacional, mas em termos de futebol local, muito dinheiro.
De 1988 pra cá o Sport conquistou 15 títulos pernambucanos, enquanto o Santa Cruz obteve apenas 5 títulos e o Náutico 4.
O que era Sport 24, Santa Cruz 20 e Náutico 17 em termos de títulos, se tornou uma das maiores discrepâncias da história do futebol brasileiro.
Também foi contra o Sport que o Santa Cruz iniciou uma derrocada que culminou em disputar a quarta divisão do futebol nacional.
Em 2006, com boas chances de conquistar o bicampeonato, estando na primeira divisão, sendo naquele momento o melhor clube de Pernambuco, perdeu o título nos penaltis numa atitude no mínimo contestável que coincidiu com a saída de Givanildo Oliveira antes dos jogos finais para o Atlético Paranaense.
Agora o Santa Cruz está a dois jogos de mudar todo esse contexto de sofrimento para a torcida. São 25 anos para serem apagados em 180 minutos.
Com um futebol eficaz, bem apresentável que colocou o Mais Querido na final do campeonato, podemos refazer a história e recolocar o Santa Cruz no rol dos maiores clubes do Brasil, lugar merecidamente da nação coral. O primeiro passo foi dado em 2011 com um título em cima do rival e um acesso pra Série C, agora é continuar trilhando o caminho do sucesso.
Vamos Santa Cruz, junta mais essa vitória ao teu futuro de glórias!
Deixe um comentário