Debandada do PSB pode ser gigante
Muitos políticos de mandato ou sem mandato se filiaram ao PSB ou integraram a Frente Popular pela grande perspectiva de poder que a coligação de Paulo Câmara oferecia a estes políticos. Muitos deles não conseguem ficar longe do poder em hipótese alguma, ainda que sua participação no poder seja mero aspecto figurativo. Então foi formada uma frente de 21 partidos, com planos de eleger 40 deputados estaduais e 20 deputados federais, e naturalmente emplacar Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas. Com o maior tempo de televisão e a maior quantidade de recursos financeiros, parecia que tudo conspirava a favor do PSB para ficar mais quatro anos no comando do Palácio. Em fevereiro Paulo foi anunciado como o candidato da Frente Popular, em abril na primeira pesquisa divulgada pelo IPMN, o socialista aparecia com 13% contra 39% de Armando Monteiro. Parecia que essa distância ser zerada fosse questão de tempo. Apenas aparências. Os meses foram passando e a vantagem de Armando Monteiro sempre ficou na casa dos 30 pontos. Pelo menos até o início do guia hoje, e antes da morte de Eduardo Campos. Hoje o PSB precisará fazer um esforço descomunal se ainda quiser governar Pernambuco. Os mesmos políticos que odeiam a perspectiva de ficar longe das regalias de ser amigo do rei, e por conta disso se abraçaram com Paulo Câmara, terão nos próximos dias, caso a vantagem de Armando continue superior a 20 pontos, a cara-de-pau de virar a casaca sem qualquer constrangimento. Vejamos quem será o primeiro a puxar o cordão dos traidores. Cenas dos próximos capítulos!
Constrangedor – Daniel Coelho foi um dos maiores críticos de Eduardo Campos. Ontem sua propaganda na televisão tinha as logomarcas de Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho, ambos escolhidos pelo ex-governador para disputarem a eleição pela Frente Popular. Imagine o constrangimento do tucano.
PSOL e PMN – O Brasil possui alianças esdrúxulas, uma delas é a do PSOL e do PMN em Pernambuco. Esses partidos se coligaram pra deputado estadual e federal, sendo que o PSOL tem Luciana Genro candidata a presidente, enquanto o PMN apoia Aécio Neves (PSDB). Dá pra entender?
Dosimetria – O PSB precisará dosar muito bem a utilização da imagem de Eduardo Campos na televisão. Se não tiver cuidado, a utilização exacerbada poderá ter um efeito reverso devastador na campanha de Paulo Câmara a governador.
Desespero – Candidatos a deputado federal e estadual que estavam contando com a ajuda financeira ou eleitoral de Eduardo Campos já estão dormindo a base de ansiolítico. Sabem que se já era difícil alcançar o mandato, agora só um milagre salva.
RÁPIDAS
João da Costa – Estreando no guia eleitoral ontem, João da Costa, que é candidato a deputado federal, foi obrigado a utilizar de fundo a imagem do seu desafeto João Paulo, que é candidato a senador.
Silvio Costa – Falastrão, o deputado Silvio Costa já exerce o seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Suas chances de conquistar mais um mandato são excelentes. Nesta eleição Silvio Costa se filiou ao PSC.
Inocente quer saber – Marinaldo Rosendo desistirá da sua candidatura a deputado federal pelo PSB?
badge sheriff diz
I completely agree with your points. Well said!