João Pessoa, 09 de agosto de 2014 – Candidato à Presidência pela Coligação Unidos pelo Brasil, Eduardo Campos, quer melhorar e ampliar as políticas públicas destinadas à população da terceira idade. Durante visita a João Pessoa, capital da Paraíba, na manhã de hoje, o presidenciável foi conhecer o Programa Cidade Madura, condomínio residencial construído pelo governador Ricardo Coutinho para atender a idosos.
A capital paraibana é a primeira cidade brasileira a receber um projeto de moradia exclusivo para idosos custeado por iniciativa de um governo estadual. Em entrevista à imprensa, Eduardo destacou a importância do programa para levar qualidade de vida à terceira idade e adiantou que irá estendê-lo a todo o País.
“O Cidade Madura é uma experiência que queremos levar para todo o Brasil”, disse o presidenciável. “Hoje, temos 15 milhões de idosos, mas nos próximos 15 anos teremos 30 milhões”, alertou. “É preciso cuidar melhor dessas pessoas para que tenham a dignidade de viver com uma aposentaria decente, com acesso a um SUS (Sistema Único de Saúde) que precisa estar preparado para cuidar da terceira idade e também com moradia”, disse. Candidata a vice-presidente, Marina Silva, também visita a Paraíba nesse sábado e prestigia a inauguração do comitê do aliado Vital Faria.
Localizado no bairro Cidade Verde, a primeira unidade residencial do Programa Cidade Madura foi inaugurada em junho pelo governo estadual e conta com 40 unidades habitacionais de 54m2 cada, totalmente adaptadas às necessidades dos idosos, incluídos os portadores de necessidades especiais.
Mais duas unidades – O Programa atende às pessoas com 60 anos ou mais, que tenham renda mensal de até cinco salários mínimos. O local oferece estrutura para a realização das atividades do dia a dia, áreas de convivência social e de lazer, segurança e atenção à saúde. Os residenciais dispõem de praças, pista de caminhada, salas de atendimento médico, centro de convivência e horta comunitária. Os idosos podem morar sozinhos ou acompanhados por seus cônjuges e pagarão apenas as despesas referentes às áreas comuns do residencial.
O condomínio foi implantado em cumprimento às diretrizes da Política Estadual para a Pessoa Idosa do Estado da Paraíba. O projeto representa um investimento de R$ 3,6 milhões, com recursos do Estado. A propriedade dos núcleos habitacionais do Programa é do Estado da Paraíba. A concessão a outra pessoa só acontece se o idoso manifestar interesse, em caso de perda de autonomia ou falecimento. A obra foi realizada pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH). Ainda em 2014, serão entregues as unidades de Campina Grande e em Cajazeiras.
Deixe um comentário