Clarissa Tércio embola quadro da oposição em Pernambuco
Considerada um fenômeno entre o eleitorado bolsonarista, a deputada estadual Clarissa Tércio, grande surpresa das eleições de 2018, e tida como uma das mais votadas de 2022 caso tente a reeleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, ganhou força para ser a candidata do presidente Jair Bolsonaro a governadora de Pernambuco em 2022.
A chegada da parlamentar no páreo, que já recebeu convites de PTB, Patriota e tem seu nome esperado no Podemos, traz o elemento Jair Bolsonaro para o jogo, evitado por todos os postulantes oposicionistas tradicionais, que sonham em apresentar um projeto mais ao centro em Pernambuco.
Outra variável é que a entrada de Clarissa divide o eleitorado de direita, em especial o bolsonarista, que poderia por osmose votar em Anderson Ferreira, Miguel Coelho ou Raquel Lyra, mas que agora tendo uma opção genuinamente ligada ao presidente da República garantiria um voto duro a parlamentar.
O quadro oposicionista, que já não era de fácil execução devido o desejo legítimo de seus principais prefeitos, fica ainda mais complicado para afunilar para um único palanque. Avançando enfim, a tese de múltiplas candidaturas que foi fundamental para que a oposição saísse derrotada já no primeiro turno da disputa pela prefeitura do Recife em 2020.
Invasões – O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, determinou a suspensão por seis meses de ordens de desocupação de áreas que já estavam habitadas antes de 20 de março do ano passado, quando foi aprovado o estado de calamidade pública em razão da pandemia. Barroso deferiu parcialmente a cautelar em ação apresentada pelo PSOL.
Pensão – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) deferiu medida cautelar requerida pelo Ministério Público de Contas (MPCO) para suspender o pagamento de pensão vitalícia recebida pela viúva de um prefeito de Dormentes que faleceu no exercício do cargo. O MPCO alegou que o Supremo Tribunal Federal (STF), em vários julgados, já declarou que este tipo de pensão para mandatários e viúvas de políticos é inconstitucional, caso não sigam as regras gerais da previdência. No caso de Dormentes, a viúva recebia dez mil reais por mês da Prefeitura.
Adesão – São esperados diversos prefeitos, ex-prefeitos e deputados que estavam no campo da oposição se filiando a partidos da Frente Popular, o Republicanos do deputado federal Silvio Costa Filho, pré-candidato a senador, deverá ser o destino de muitos oposicionistas insatisfeitos com os rumos do grupo em Pernambuco.
Estadual – O secretário nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano Tiago Pontes Queiroz, que vem fazendo um excelente trabalho na pasta, atendendo as demandas dos prefeitos, deverá ser candidato a deputado estadual em 2022.
Preparação – O MDB prepara a pré-candidatura de Jarbas Vasconcelos Filho a deputado estadual. Herdeiro do senador Jarbas Vasconcelos, Jarbas Filho tem atuado fortemente nos bastidores do partido ao lado do presidente Raul Henry e de Fernando Dueire na montagem de uma chapa proporcional competitiva em 2022.
Inocente quer saber – A CPI da Pandemia no Senado trará algum resultado prático para o Brasil?
Deixe um comentário