João Paulo deve voltar ao PT e pode ser opção majoritária
Uma das maiores lideranças populares da história de Pernambuco, o deputado estadual João Paulo marcou história ao derrotar Roberto Magalhães em 2000 numa eleição atípica e fazer uma gestão extremamente bem-avaliada pelos recifenses, possibilitando-lhe fazer o sucessor em 2008. Após a saída da prefeitura do Recife, João Paulo teve duas vitórias proporcionais, uma para deputado federal em 2010, outra para deputado estadual em 2018, e três derrotas majoritárias, sendo uma para senador em 2014, uma para prefeito do Recife em 2016 e a última para prefeito de Olinda no ano passado.
Desde 2018 passou a integrar o PCdoB, deixando o Partido dos Trabalhadores após mais de 30 anos de militância no partido. A saída do PT fez com que João Paulo perdesse capital eleitoral e até mesmo político, uma vez que nas eleições de 2018 foi eleito deputado estadual com uma votação muito aquém do esperado. Talvez por isso, chegou a um entendimento com a cúpula nacional do partido e selou sua volta ao PT numa construção amigável com o PCdoB.
A volta para o PT, sobretudo no momento em que o partido caminha para retomar a aliança com o PSB e consequentemente garantir o retorno à Frente Popular, faz novamente de João Paulo uma opção majoritária para 2022, podendo ser candidato a vice-governador ou a senador, uma vez que o PT estava carente de quadros para a recomposição da aliança com o PSB.
Ainda que não decida por uma tentativa majoritária, João Paulo poderá recuperar parte do seu capital eleitoral em 2022, sendo uma opção do PT tanto para a tentativa de reeleição quanto para a Câmara Federal, onde o partido espera ampliar sua bancada no próximo ano.
Manifestações – Ignorando os efeitos da pandemia e a necessidade de isolamento social, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro lotaram diversos lugares do Brasil no último sábado, evidenciando que o presidente ainda conta com um significativo apoio popular, fazendo dele um candidato extremamente competitivo em 2022.
Energia – O consumo de energia aumentou 12,8% no mês de abril em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa que o Brasil está dando sinais cada vez mais consistentes de retomada da economia. Os dados se juntam aos de criação de empregos, que também estão subindo, bem como o crescimento econômico a cada mês, que igualmente estão se solidificando desde o início da pandemia no segundo trimestre de 2020.
Economia – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) defendeu que o Brasil reabra a economia para garantir a retomada do emprego e da renda no país, repetindo um mantra do atual presidente Jair Bolsonaro, que sempre se posicionou contrário ao fechamento do comércio por conta da pandemia. Para FHC, é preciso manter os cuidados necessários contra a Covid-19, mas buscar meios de retomar a economia do país.
Vacinas – Com a chegada dos lotes da Covax Facility, Pernambuco receberá esta semana quase 300 mil doses da AstraZeneca. Até o último sábado, o estado havia aplicado mais de 2 milhões de doses, sendo mais de 600 mil pessoas completamente imunizadas.
Inocente quer saber – As manifestações do último sábado consolidaram a sobrevida do bolsonarismo?
Dilininha diz
Coitado, será o fim dele, partido morto.
Rinaldo diz
O PT é o maior Partido da América Latina , e um dos maiores do mundo , tá junto ao Republicanos dos EUA e Democratas do EUA, e também o partido conversador da Alemanha , você tá desinformada
Semba Lucas diz
Tá certo ele . o PT é o maior Partido Político do Brasil , e um dos maiores da América Latina, acho que no Brasil só o PP e MDB chega próximo ao PT , isso no Brasil .
Rina Leite diz
O PT é um dos maiores partidos do mundo , tá junto do Republicanos (EUA) DEMOCRATAS (EUA) e Conservador ( ALEMANHA) parabéns ao PT por ajudar o Brasil e o mundo democraticamente na democracia , jogando o jogo Democrático da Democracia .
Silva diz
Parabéns PT BRASIL 🇧🇷
Ronaldo Passos da Silva diz
Dois pontos a serem analisados,o primeiro fora da pergunta,mas dentro do contexto sobrevida,ou o deputado João Paulo mudaria de partido,ou seja,do PCdoB,ou perderia mais capital político,pelo fato do PCdoB não ter atingido a cláusula de barreira.O segundo ponto, é quanto ao presidente Bolsonaro,ter conseguido demonstrar sua força política,no último fim-de-semana,Brasil afora, demonstrando nitidamente,que tem muita bala na agulha.Bom dia pra todos.