Durante audiência pública promovida pela Comissão da Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (2), o secretário da Educação Anderson Gomes apresentou relatório anual com indicadores educacionais do Estado relativos ao ano de 2011.
A entrega da radiografia no prazo de 120 dias após o término de cada ano letivo atende à Lei da Responsabilidade Educacional n° 13.273/2007, de autoria do deputado Sílvio Costa Filho (PTB).
“Nos últimos cinco anos a evolução do setor foi positiva. O número de estudantes do ensino médio incluídos em programas que oferecem cursos técnicos dobrou no Estado. Enquanto a expansão profissional de jovens no Brasil cresceu 11%, em Pernambuco teve uma alta de 40%”, acentuou o secretário.
Entre os critérios relacionados à infraestrutura das instituições, Anderson Gomes salientou que, desde o começo da gestão do governador Eduardo Campos, todas as escolas construídas pela Rede Estadual de Ensino têm quadras poliesportivas, além de laboratórios de informática e salas temáticas.
Outros dados como a queda de 30% para 18% na evasão escolar durante a gestão do atual governador e a distorção idade/série no Ensino Médio, que em 2006 apontava 70% e em 2011 reduziu para 48%, também são apontados no relatório.
Para o autor da Lei da Responsabilidade Educacional, com o novo mecanismo os parlamentares e a sociedade civil organizada poderão acompanhar as melhorias e as dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Educação do Estado.
“É uma alegria poder ver um projeto nosso saindo do papel e sendo cumprido pela primeira vez em Pernambuco. Com esse mecanismo nós deputados poderemos fiscalizar o processo evolutivo do setor”, enfatizou Costa Filho, lembrando que desde 2007 o relatório ainda não tinha sido apresentado.
“A Lei fortalece a educação e se alinha com a forma do governador Eduardo Campos de gerir o Estado. O importante é lembrar que não estamos estagnados”, pontuou Anderson Gomes.
Deixe um comentário