João Doria já se prepara para disputar presidência
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que se destacou na pandemia ao viabilizar a vacina do Butantan em parceria com a Sinovac, que resultou na CoronaVac. A ousadia de Doria fez dele uma referência no país e por isso, ele tem atuado na finalidade de disputar a presidência da República em 2022 pelo PSDB.
Para isso, ele já faz um movimento no sentido de arrumar a casa, possibilitando que o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, filie-se ao PSDB para disputar o Palácio dos Bandeirantes no próximo ano. Com a chegada de Rodrigo Garcia, a expectativa tucana é convencer o ex-governador Geraldo Alckmin a disputar o Senado ou uma cadeira na Câmara dos Deputados a fim de evitar que sejam realizadas prévias no partido.
Fechando a equação em casa, garantindo que seu vice possa ser o nome da disputa em 2022, Doria estará com o caminho livre para se viabilizar como presidenciável, porém ainda terá um obstáculo partidário em âmbito nacional que é a também postulação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que também trabalha com a possibilidade de disputar o Planalto.
Se conseguir vencer a disputa interna e convencer Leite a tentar a reeleição, Doria então terá que avançar com partidos de centro, como o DEM e o PSD no sentido de montar uma ampla frente política e tentar se viabilizar como candidato competitivo no próximo ano. Uma espécie de vice dos sonhos para Doria seria o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a fim de quebrar a polarização que já está instituída entre Jair Bolsonaro e Lula. São muitos os desafios de Doria daqui por diante, mas sua meteórica carreira política como prefeito e governador em cinco anos permite considerar que ele fará de tudo que estiver ao seu alcance para ser presidente da República.
Leilões – O governo federal recebeu lances para os três blocos de aeroportos que serão privatizados. Ao todo são 22 aeroportos, os três blocos são liderados por Curitiba e Foz do Iguaçu no primeiro, Goiânia no segundo e Manaus no terceiro. Agora o governo irá checar a capacidade dos investidores em honrar a exigência de R$ 6 bilhões em investimentos obrigatórios. Os vencedores dos leilões serão conhecidos no próximo dia 7.
Anulação – Os advogados do ex-presidente Lula pediram a extensão da suspeição de Sergio Moro no caso do triplex para ações do sítio de Atibaia e da sede do Instituto Lula. A expectativa recai sobre a apreciação do plenário do STF da decisão de Fachin que anulou as condenações ao ex-presidente da República, marcada para a segunda quinzena deste mês.
Partido – O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, diante da incerteza do MDB sobre lhe garantir a legenda, poderá decidir ainda este ano pela filiação ao DEM, no sentido de ser candidato a governador de Pernambuco em 2022. O desafio é que o DEM não deverá apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro, que tem como líder no Senado o pai de Miguel, Fernando Bezerra Coelho.
Inocente quer saber – João Doria é um presidenciável competitivo?
Helder Caires diz
Sim, pode não ser simpático mas é competitivo. Enquanto o capitão ficava falando besteiras, Dória fez o Butantan fabricar milhões de doses e, graças a ele, 9 em cada 10 vacinas são do Butantan, orgulho do Brasil.
Suely Saimara gurgel diz
Será que existe alguem que tenha coragem de votar nesse filho de puta?
patty reprimida diz
sim. aqueles q naun votaram nakele fi de rapariga.
patty reprimida diz
venha meu rei! teu povo aguarda para te servir.