A Companhia Pernambucana de Gás – Copergás anunciou nesta segunda-feira (26) as seis empresas selecionadas na chamada pública para aquisição de gás natural. São elas: EBrasil LNG, Golar LNG, Oncorp, Petrobras, Shell e Total. Agora, todas seguem para a etapa de negociação, com detalhamento das condições comerciais.
Os objetivos do edital da Copergás são estratégicos. Primeiro, os contratos com o atual fornecedor (Petrobras) entrarão em estágio de redução a partir de janeiro de 2022, sendo necessário já estabelecer novos acordos com substitutos. Segundo, o setor está sob a perspectiva de abertura, dada a nova Lei do Gás, em apreciação no Congresso. Como parte desses dois objetivos, a chamada pública viabiliza a diversificação dos supridores, com impacto no estabelecimento de preços mais competitivos, que favorecem os consumidores.
“A Copergás cumpre seu papel na busca de diversificação do suprimento e consequente aumento da competitividade do gás natural. Seguimos firmes com este propósito”, disse Fábio Morgado, assistente da Diretoria Técnica e Comercial (DTC) da Companhia.
O edital foi lançado em 17 de setembro passado, destinado à aquisição do produto a partir de 1º de janeiro de 2022. Recebeu 18 propostas, de oito participantes, que contemplam dois lotes alternativos de contratação. O primeiro lote, via gasoduto, prevê a distribuição em duas etapas: uma de 750 mil m³/dia em 2022 e outra de 1.000 m³/dia em 2023. O segundo lote será via terminal, com consumo médio previsto de 500 mil³/dia no primeiro ano e 750 mil m³/dia nos demais.
Os dois lotes dão sequência à expansão da rede de abastecimento da Copergás e apontam no sentido do plano de interiorização da empresa, que este ano chegou a Ipojuca, nas praias de Muro Alto e Porto de Galinhas, e para os próximos anos prevê chegar a Garanhuns, Petrolina e Caruaru, entre outros municípios.
A Copergás tem hoje uma rede de gasodutos de mais de 900 km, atingindo 28 municípios de Pernambuco. Sua distribuição abrange os segmentos industrial, residencial, comercial e veicular. Este ano foi escolhida pelo anuário da Revista Época Negócios 360º como a melhor empresa do Brasil no quesito “Desempenho Financeiro”.
Deixe um comentário