A Delegada Patrícia (Podemos), na tarde desta quinta-feira (15), participou de uma caminhada na comunidade do Bueiro, nas proximidades da estação de metrô Afogados, Zona Oeste do Recife. O candidato a vereador Luciano Moura, do Podemos, também marcou presença.
A comunidade do Bueiro é um ajuntamento de pequenas residências de alvenaria — ou de tábuas –, alojadas de frente para o muro que separa a rua da linha do metrô. Esta quinta-feira foi um dia de maré cheia. Com isso, mesmo sem chuva, a água de esgoto transbordou em frente às residências. Muitos que vivem nas proximidades da margem do rio, sobrevivem catando mariscos e sururu.
Vilma Liberato, 50 anos, mora desde criança na comunidade do Bueiro. A falta de saneamento é a maior reclamação dos moradores. “Nosso maior problema é esse esgoto que basta a maré encher para transbordar. Desde sempre esse negócio é assim. Eu não sei o que acontece que ainda não resolveram esse problema. Quando a maré enche e chove, a água podre entra por dentro das casas, vem minando pelo chão”, contou.
As casas têm batentes nas portas para diminuir a entrada de água durante os alagamentos. É comum o aparecimento de escorpiões, sendo um risco a mais à saúde dos moradores. A dona de casa Maria Jesonita, 40 anos, conhecida como Irmã Maria, mora na comunidade do Bueiro há 5 anos, vinda de Araçoiaba. “Aqui os próprios moradores é que fazem tudo. Botam água, luz. Com uma ajuda aqui e outra ali a gente vai ajeitando as coisas, com dificuldade”, afirmou.
“Vamos voltar aqui ano que vem e em todos os anos. Nossa gestão vai resolver o problema de saneamento nessa comunidade. É uma situação inadmissível. Eu não consigo imaginar como o prefeito consegue dormir em paz sabendo que tem pessoas que vivem dessa forma Vamos dar uma solução para esse problema e dignidade para os moradores da comunidade do Bueiro”, disse a delegada.
Patrícia se emocionou ao conversar com os moradores. Da comunidade do Bueiro, a delegada também trouxe a cadelinha Pipoca. “Ela vai ser a mascote da nossa campanha. Um lembrete da situação que essas pessoas vivem e de que vamos resolver isso”, prometeu Patrícia.
Deixe um comentário