A Polícia Federal (PF) desencadeou, nesta terça-feira (16), duas operações para investigar contratações diretas emergenciais de empresas ou sem licitação para a compra de materiais médico-hospitalares para o enfrentamento ao novo coronavírus por prefeituras de Pernambuco.
Em uma das operações, denominada Antídoto, a PF cumpre seis mandados de busca e apreensão para investigar contratações feitas pela Secretaria de Saúde do Recife em favor da empresa FBS Saúde Brasil Comércio de Materiais Médicos Eireli. De acordo com a Polícia Federal, foram detectadas irregularidades nos procedimentos de dispensa de licitação feitos pela secretaria.
De acordo com as investigações, a empresa foi favorecida com 14 dispensas de licitação, superiores a R$ 81 milhões. Ainda segundo a PF, a empresa “estaria constituída em nome de “laranjas” e não teria capacidade operacional para cumprir o que estava nos contratos.
Com a operação, a PF investiga os crimes de falsidade ideológica, peculato e dispensa indevida de licitação. O G1 entrou em contato com a prefeitura do Recife e com a empresa investigada, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
No fim do mês de maio, a PF também deflagrou uma operação para investigar a compra de respiradores pela prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saúde. O celular do titular da secretaria, Jailson Correia, foi apreendido na época em que a operação Apneia foi deflagrada.
Desde fevereiro, 16 operações que investigam de compra de respiradores a construção de hospitais de campanha já foram deflagradas em 13 estados.
Operação Casa de Papel
Ainda nesta terça, a PF deflagrou outra operação para investigar contratos sem licitação firmados entre prefeituras pernambucanas e a empresa AJS Comércio e Representação LTDA. Os contratos somam quase R$ 9 milhões, segundo a PF. Ao todo, 35 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos.
De acordo com o que foi constatado durante as investigações, a empresa era de fachada e pertence, na verdade, a um grupo que já era favorecido “há quase uma década por contratações públicas milionárias, via de regra, envolvendo atividades de gráfica”, segundo a Polícia.
Ainda segundo as investigações, parte dos recursos públicos eram sacados em espécie ou remetidos para contas de empresas-fantasma ou de “laranjas”. A partir daí, o dinheiro também era sacado, mas de maneira fracionada “para não chamar a atenção dos órgãos de controle”. A suspeita é de que os montantes eram utilizados para pagar propina a políticos envolvidos nas contratações.
Com a operação, a PF investiga os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, corrupção ativa e dispensa indevida de licitação.
G1 Pernambuco
William Pontes diz
Quem é do ramo, inclusive a mídia e quem trabalhou no serviço público, sabem que Dispensa de Licitação só ganha quem é amigo do rei, isso se passa nos planos federal, estadual e municipal.
ROUBARAM PERNAMBUCO DE MIM ! diz
Ontem foi em Mauá em São Paulo, o mesmo modus operandi, Recife e Pernambuco novamente o que prova que esse Consórcio de Governadores e essa “Usurpação de Poderes Presidenciais para Governadores e Prefeitos” fazerem o que quiserem com o dinheiro público, prova e comprova diante de tanta ilicitude que estamos diante de uma Organização Criminosa. Por isso, sabiamente, e por não fazer parte da Familia Real que o Conselheiro Carlos Porto do TCE, contrariando muita gente, Proibiu toda e qualquer Compra por parte do Governo e Prefeituras com esse Consórcio e seus Modelos de Gestão ! Wilian, não vem dizer que o dinheiro enviado pelo Governo Federal, única coisa que podia fazer Bolsonaro , já que o STF tomou todos seus Poderes e Repassou para Governadores e Prefeitos foi desviado pelo Presidente ! Deixa de ser cara de pau e justificar assalto aos cofres públicos como iguais em todo o país, faltou tu dizer que esses Assaltos é de uma Sociedade de Governadores e Prefeitos Comunistas/Socialistas/Globalistas , e nunca de Bolsonaro. Deixa de ser idiota e procura um Jurista sério e não da Família Real para justificar tantos roubos em nosso Pernambuco !!!