Falta um condutor do processo eleitoral na oposição recifense
As gestões do PSB representam um projeto vitorioso da Frente Popular iniciado por Eduardo Campos em 2006, de lá pra cá todos os candidatos no governo e na prefeitura do Recife foram eleitos apoiados pelo PSB ou eram integrantes da sigla socialista. Foram quatro eleições para governador e três para prefeito do Recife com vitórias da Frente Popular.
A soberania socialista em Pernambuco, algo jamais visto na história democrática do nosso estado, atrofiou a oposição, que além de não se reinventar sente a carência de um líder que aponte o caminho. O ex-senador Armando Monteiro e o senador Fernando Bezerra Coelho poderiam ser tais condutores, porém o primeiro pelas duas derrotas para o governo de Pernambuco perdeu as condições de manter a tropa unida, sua dificuldade se viu até mesmo no PTB com a saída de importantes quadros do partido. Já o segundo, talvez pela sua atuação mais restrita ao sertão e também pela função de líder do governo Bolsonaro, tem dificuldades de conduzir o processo no Recife.
Sem esse condutor que aponte para um caminho, a oposição, ainda que tenha argumentos sólidos e extremamente plausíveis, enfrenta dificuldades de apresentar um projeto competitivo que faça jus à alternância de poder na capital pernambucana. É evidente que da forma pulverizada que a oposição está, sentirá dificuldades reais de se viabilizar, é preciso não só um natural afunilamento como também considerar a hipótese de compor com nomes que hoje estão no governo sem descartá-los da possibilidade de serem apoiados por quem está na oposição em prol de algo maior.
Cabe à oposição avaliar que separada não irá a lugar nenhum, mas tem outra vertente, é a de que 2020 pode ser um divisor de águas na engenharia política estabelecida em Pernambuco ou consolidar ainda mais a hegemonia do PSB no estado, e a segunda opção se concretizando pode comprometer até mesmo os parcos espaços que a oposição ainda tem em Pernambuco. O tempo está passando e as definições precisam acontecer o quanto antes, pois quem é coxo obrigatoriamente tem que partir mais cedo.
Intervenção – O procurador geral da República, Augusto Aras, não gostou da interpretação sobre uma fala sua em entrevista com Pedro Bial. “A Constituição não admite intervenção militar. Ademais, as instituições funcionam normalmente. As Forças Armadas existem para a defesa da pátria, para a garantia dos Poderes constitucionais e para preservar o regime da democracia participativa brasileira”, esclareceu em nota oficial.
Incra – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) emplacou mais um cargo importante no governo federal. O publicitário Thiago Angelus, que já tinha atuado na AD Diper, foi nomeado na superintendência regional do Incra, no lugar no ex-deputado Kaio Maniçoba.
Ipojuca – O deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, está animado com a postulação do presidente da Câmara, Albérico da Cobal, a prefeito de Ipojuca. Dos doze vereadores, Albérico conta com o apoio de cinco e vem crescendo nesta fase pré-eleitoral.
Inocente quer saber – André de Paula poderia ser uma opção que ganharia apelo na oposição para disputar a PCR?
William Pontes diz
O Brasil é um país surreal. Qual conhecimento tem um publicitário para ser superintendente do Incra? Por isso, nossa administração pública é canhestra.
E DEIXA A TOGA VOAR !!! diz
Realmente sr. Wiliam, o que é que tem um Advogado do PT Reprovado em todos os Concursos que fez para ser nomeado para mais alta Corte do País ??? O que é que tem um Advogado Militante de uma Organização Narcotraficante e defensor desses Criminosos Internacionais para ser nomeado para mais alta Corte do País ??? Por isso o Brasil virou o “Paraíso do Crime”, de Narcoterrorista, narcotraficante, Criminoso de Lesa Pátria, traidor e Ladrão da Pátria, Defensor de Terroristas e Anarquistas que Rasgam a Bandeira do Brasil e não são Punidos , todos esses Crimes são Normais, são chamados de “Estado de Direito” ! Se reclamar vai pra cadeia. Que país usurpa Criminosamente o Poder do Presidente da República para dar Poderes aos Governadores e Prefeitos, Organizados Criminosamente e que se Locupletaram Provada e Confessadamente de Assaltos ao Dinheiro Público da Pandemia do Coronavírus e vão ficar Impunes e Imunes ???? Sugestão aos Empresários Brasileiros lesados pela “Engrenagem do Comunismo Corrupto Tupiniquim” , Podem Acionar Juridicamente por Lucros Cessantes, todos entes Federativos, desde o STF, que deu, Usurpou, Poderes do Presidente da República aos Governadores para Fecharem os Estados e destruírem a Economia Brasileira, até aos Prefeitos que participaram dessa Organização Criminosa que encerrou as Atividades Econômicas e Sociais de Empresas e Pessoas e Destruiu o Emprego dos Cidadãos de Bem do Brasil , a Responsabilidade Legal foi e é deles, Justiça nesses Maus Brasileiros !!!
Rent Lamborghini Urus Miami diz
Thank you for addressing this topic. It’s very relevant to me.