A proliferação dos registros de infectados com a Covid-19 no interior de Pernambuco tem chamado atenção das autoridades sanitárias e acende um sinal de alerta sobre o acesso dessas populações à atendimentos básicos em saúde. Para fortalecer o enfretamento à doença em cidades afastadas da capital, o deputado Augusto Coutinho (Solidariedade) decidiu relocar R$ 2,2 milhões em emendas para atender municípios do Sertão, Agreste e Zona da Mata pernambucanos. Os recursos já foram liberados e têm como destino principal a compra de insumos hospitalares.
“Temos uma grande concentração de casos da doença na capital e região metropolitana, mas o interior não pode ser esquecido. Por isso decidi fazer este remanejamento. Já garantimos o pagamento destes R$ 2,2 milhões mas tenho trabalhado para ampliar o valor e a quantidade de cidades beneficiadas. Espero ter novidades sobre isso já nas próximas semanas”, disse o deputado Augusto Coutinho. Ele também destacou que tem buscado priorizar municípios tidos como cidade-polo e centro com grande fluxo de pessoas.
Pernambuco conta, hoje, com 131 municípios contendo casos graves da doença.
De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco na quarta-feira, 7, o estado contabiliza 9.881 casos da doença, tendo sido registrados 803 óbitos em decorrência da enfermidade. Atualmente a taxa geral de ocupação de leitos chega a 91%, estando 86% das enfermarias indisponíveis na rede pública do estado 98% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas.
Deixe um comentário