Políticos já falam em abertura do comércio em maio
A crise do coronavírus que tem quase 40 mil infectados e quase 2.500 óbitos segue na sua crescente sem ter um freio, porém há especialistas que apontam que os casos no Brasil são menores que os países mais afetados e que as projeções desanimadoras de 1 milhão de mortes não serão cumpridas.
Diante deste cenário, onde 0,0002% da população brasileira foi infectada com a Covid-19, e o número de mortes comparado ao número de habitantes no país é de 0,0000125%, há quem defenda a retomada do comércio, com a reabertura dos shoppings, restaurantes, lojas de maneira geral, bem como as aulas tanto na rede privada quanto na rede pública de ensino.
Os defensores da reabertura alegam que não há mais condições financeiras de tudo ficar paralisado, devido à perda de arrecadação dos governos e a falência de empresas que precisam abrir para seguirem existindo. Neste contexto, aqueles que são adeptos da reabertura propõem uma série de recomendações que permitam de forma gradual a retomada da normalidade, como por exemplo, todos os estabelecimentos funcionarem com capacidade e horário reduzidos, bem como adotar práticas sanitárias no sentido de coibir a proliferação do vírus.
Aqueles que comungam da ideia acreditam que o tempo de acontecer isso seria por volta do dia 15 de maio, o que configuraria dois meses de fechamento total das atividades comerciais iniciado em março, e enquanto se reabre o comércio, amplia-se também o número de leitos hospitalares para que a cadeia econômica consiga ajudar a bancar os gastos que municípios, estados e a União estão tendo na luta contra a Covid-19. No Espírito Santo, por exemplo, o governador Renato Casagrande (PSB) não esperou até maio e decidiu liberar nesta segunda-feira a abertura do comércio em cidades que tiveram poucos casos de contaminação.
Equívoco – O presidente Jair Bolsonaro comete mais um erro político ao participar de manifestações que defendem o fechamento do STF e do Congresso Nacional. Ele reforça a desarmonia entre os poderes e prejudica o seu próprio governo.
Salários – O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a Medida Provisória 936/2020 que autoriza a redução da jornada e do salário por meio de acordos individuais, independentemente da anuência dos sindicatos. Prevaleceu a divergência de Alexandre de Moraes, pela qual, em razão do momento excepcional da pandemia, é razoável a redução.
Biológica – O governador Paulo Câmara (PSB) encaminhou a Mensagem 25 ao presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros (PP), comunicando que alterou o decreto de calamidade pública do Estado, para declarar “desastre de natureza biológica” o enfrentamento da pandemia. A mudança foi uma exigência formal do Ministério do Desenvolvimento Regional para a implantação de ações de defesa civil em Pernambuco.
Subnotificação – A subnotificação de casos do covid-19 é uma preocupação do Ministério Público. “O Brasil teve mais de três mil casos de covid-19 de quinta para sexta, mesmo com insuficiência e demora dos testes. Há enorme subnotificação. Acredite nos especialistas, não em opiniões irresponsáveis, sem base. A covid-19 mata e pode deixar sequelas respiratórias”, alertou o procurador eleitoral de Pernambuco, Wellington Saraiva.
Inocente quer saber – É mesmo possível projetar uma reabertura das atividades em meados de maio?
Rodrigo diz
Bom dia Edmar,!
Acompanho diariamente seu blog e as colunas diárias a alguns anos.
Sou pernambucano, mas moro no ES já há 1 ano.
Aqui no estado as coisas por ora, estão como nos outros estados. Apenas mercados , farmácias e lojas voltadas para a agricultura, que só carro chefe do estado .
Abraços e parabéns pelo blog .
Sou super fã 👏🏽👏🏽👏🏽
E DEIXA A TOGA VOAR !!! diz
Quando é que Guarda Municipal tem Poder de Polícia em Pernambuco ??? Todos estão assediando o Cidadão de bem dizendo que é Lei do Prefeito e do Governador. Será que o MPF vai deixar essa terra sem Lei e seu Cidadão serem assediados por ladrões, drogados e assaltantes arrombando lojas e pessoas, invadindo residências e praticando impunemente Crimes de todas as formas pelas ruas, lojas e residências, desertas e sem, nada mesmo, Policiamento, enquanto as autoridades estão através de gente mal treinada e que não tem Poder de Polícia lhe infernizando a vida. Acham pouco os assaltos e crimes no Estado mais Violento do Brasil (falam-se e a mídia se omite a dizer que passamos nesse 2020 dos casos de Coronavírus em alguns Estados no país inteiro de vidas que se perderam devido a violência urbana e rural em Pernambuco)???? Na Beira Rio é claro a Polícia tá lá pra segurar o pior Governador da História de Pernambuco, e o Cidadão que se proteja e peça a Deus para não ser assaltado e nem morto por criminosos, claro que a Mídia Pró Lula não vai dizer nada, quer ver gente morrendo nas estatísticas criminosas de coronavírus para o Chefe da Gangue voltar a Roubar o Brasil !!! E o STF vai continuar tirando os Poderes Constitucionais do Presidente e da Presidência da República para que o Cidadão se torne reféns de Ladrões da Pátria e Criminosos de Lesa Pátria plantados nos Governos Estaduais ???? Terra em que Zé Dirceu Bandido Presidiário, e ,Ladrão e Traidor da Pátria é recebido com Jantar ,Festa, Luxuosas e Adoração e Respeito do Governador só pode dar nisso, onde estão o TCE e o Poder Judiciário de Pernambuco e ALEPE e suas Comissões de Saúde, Segurança Pública e e por aí vai que a tudo assiste e deixa a Impunidade e o Crime rolarem a céu aberto , para pedirem Devolução do Jantar para Ladrão da Pátria e Traidor da Pátria Zé Dirceu ??? Deus Salve Pernambuco !