Elogios entre Lula e Doria reforçam eleitorado de Bolsonaro
Desde 1994 que as eleições no Brasil foram polarizadas entre PT e PSDB, com duas vitórias para os tucanos e quatro para os petistas. Nas eleições de 2018 tivemos uma quebra de polarização, com o eleitorado do PSDB migrando quase que integralmente para Jair Bolsonaro, que acabou vitorioso.
Passados alguns meses do processo eleitoral, o ex-presidente Lula, líder do Partido dos Trabalhadores, e o governador de São Paulo, João Doria, expoente do PSDB, trocaram afagos públicos através das redes sociais. Como todos sabem, Doria pretende disputar o Palácio do Planto em 2022, enquanto Lula está inelegível e tem visto Fernando Haddad patinar completamente no momento político que o Brasil vive.
A partir do momento em que tucano e petista trocam afagos públicos, o eleitor bolsonarista, que garantiu ao presidente mais de 57 milhões de votos, observa que há em curso um pacto de conveniência dos dois partidos que governaram o Brasil nas últimas duas décadas, o que pode reforçar o eleitorado duro do presidente, que através das redes sociais mostra que apesar dos problemas, continua lhe dando sustentação, com cerca de 35% da população. A postura, portanto, é contraproducente para o PT e o PSDB, que devem rever tal estratégia.
Contra – A Procuradoria Geral da República apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer contra a alteração do calendário eleitoral, inclusive do prazo para filiação partidária e desincompatibilização do próximo sábado (4). A manifestação foi na ação do partido Progressistas, que pediu uma liminar para suspender os prazos, alegando a pandemia do coronavírus. A decisão caberá à relatora Rosa Weber, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Anteriormente, em nota, a ministra afirmou que “ainda não era o momento” de alterar a data das eleições.
Recurso – A Prefeitura do Recife informa que vai recorrer da cautelar do TCE, que suspendeu a lei que autorizava o adiantamento voluntário do IPTU de 2021, com um desconto. A gestão municipal, em nota, diz querer “continuar construindo leitos de UTI e salvar o máximo de vidas possíveis diante da pandemia do novo coronavírus”. O Ministério Público de Contas (MPCO), que pediu a cautelar, alegou suposta inconstitucionalidade na medida.
Proposta – O deputado estadual Alvaro Porto (PTB) propôs que os alunos da rede privada possam ter desconto em 30% da mensalidade. A medida vem em boa hora, uma vez que sem o desconto, a taxa de inadimplência tende a aumentar de forma significativa. As instituições de ensino, apesar do prejuízo, estão tendo boa economia com energia, telefone e água, além de outros custos que não correm sem funcionarem as aula. Portanto, é uma justa proposta que beneficia empresas e consumidores.
Confirmação – O MPPE confirmou a informação que divulgamos em primeira mão, de que a intervenção seria no município de Goiana, comandado pelo prefeito Osvaldo Rabelo Filho. Caberá ao TJPE confirmar o pedido, e ao governador Paulo Câmara indicar o interventor.
Inocente quer saber – Lula e Doria são faces de uma mesma moeda?
Paulo Rodrigues diz
Análise política miito ruim. Nessa junção, ainda que primária, PT e PSDB ” costuram” alianças para um futuro provável em 2022, quer seja em primeiro ou segundo turno. Já Bolsonaro, encontra-se em vertiginosa queda, isolando-se a cada dia.
Luciano diz
Nem acho que seja uma costura entre PT e PSDB.
Na minha opinião trata-se apenas de ambos “ficarem bem na fita para 2022”
Lula sabe que chegar lá elegível é muito difícil devido ao STF ser PSDBista.
Lula joga para trazer o eleitorado PSDBista pro seu lado. Principalmente aquele contingente que votou em Bolsonaro apenas insuflado pela Rede Globo no ódio ao PT.
Pode ficar certo que, se tivermos eleições (acredito até num golpe militar antes disso) Bolsonaro já é carta fora do baralho.
Não tem mais apoio do congresso pois o PT já não está no poder.
E a Rede Globo, PSDBista que é, mesmo cambaleante ante as retiradas de verbas públicas, certamente terá apoio de empresários, até mesmo daqueles que hoje ainda insistem em dizerem-se bolsonaristas.
Empresário quer lucro e bolsonaro consegue destruir a economia mais ainda do que o corona virus. Os resultados de 2019 estão aí e não tinha virus nenum, só ele.
William Pontes diz
Há fatos históricos que o blogueiro deve não saber ou faz que não sabe. Nas crises conhecemos o caráter dos homens. Na segunda guerra mundial por interesse coletivo sentaram a mesa Roosevelt, Stalin, Hitler e Churchill. Mostraram grandeza. O nosso bipolar presidente, em inusitado pronunciamento que fugiu as suas caracteristicas, apelou para a União Nacional, mas , na prática, é um beligerante e sem noção do que seja um Chefe de Estado em momento de crise. Após o citado pronunciamento ,nas entrevistas, só estimula os seus admiradores para o conflito com atitudes irracionais e infantis. Nada constrói exteriorização um ódio patológico. Não soma com atitudes irônicas como as de ontem quando atacou seu.mais brilhante ministro: Mandetta. Há um vácuo no Planalto, há uma ausência de gestor, haja vista que a baixa cognição faz com que não tem uma mensagem para à Nação.
William Pontes diz
A proposta de Álvaro Porto deve ser estendida para vários compromissos , pois teremos, doravante, nossos salários rebaixados.
Manoel Moura diz
O povo através das redes sociais está acordando para estes farsantes mentirosos da centro esquerda. Por sua vez, Bolsonaro pode ser tudo, menos corrupto. Pode falar até demais, porém, a realidade é nua e crua, tem que cuidar da pamdemia do virus e não deixar a economia morrer , pois assim acontecendo, será pior para todos nós brasileiros.