Projetos pessoais dificultam entendimento oposicionista no Recife
Faltando menos de sete meses para a eleição e pouco mais de cinco para as convenções partidárias, a oposição segue com pelo menos três pré-candidaturas colocadas e duas que podem se confirmar no decorrer dos próximos meses que são Patrícia Domingos, Daniel Coelho e Mendonça Filho, já postos, e Alberto Feitosa e Marco Aurélio que consideram a hipótese de disputar.
Ao que parece, ninguém está disposto a abrir pra ninguém porque acha que é chegada a sua vez, além disso, todos avaliam que a evidência alcançada na disputa majoritária reflete em 2022 numa tentativa proporcional, e também tem a questão de que entrando no jogo todos podem chegar ao cargo de prefeito, o que dificulta muito um entendimento. Mendonça e Daniel, por exemplo, querem um mandato em Brasília, o primeiro quer voltar depois de sofrer nova derrota majoritária para o Senado, já o segundo quer renovar seu mandato.
Patrícia Domingos tem em mente que ainda que não vença a eleição se tornará player em 2022 podendo chegar à Câmara Federal, e Feitosa e Marco não perdem absolutamente nada entrando na disputa municipal, sobretudo para renovar seus respectivos mandatos na Alepe. Neste cenário, todos correm o risco de forçar um segundo turno contra o PSB, mas divididos podem ficar de fora da segunda etapa.
PALMARES – O prefeito de Palmares, Altair Junior (MDB) se movimenta no sentido de buscar a reeleição em outubro. Além de estar com as contas em dia e os serviços essenciais funcionando, Altair tem outro benefício, que é a divisão de seus adversários na cidade, o que favorece a sua busca pela reeleição.
Urnas – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rebateu declarações do presidente Bolsonaro, sobre ter sido vítima de fraude no primeiro turno de 2018. “O TSE reafirma a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização”, diz a nota oficial.
Coronavírus – O Ministério Público Federal recomendou à Anac que assegure aos consumidores o cancelamento sem ônus de passagens aéreas nacionais e internacionais para destinos atingidos pelo coronavírus. Para o MPF, a exigência de multas, em situações de emergência mundial em saúde, é prática abusiva e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
RÁPIDAS
Mudança – Com a abertura da janela partidária, um dos nomes da Câmara Municipal do Recife que mudam de sigla é o vereador Ricardo Cruz. Conhecido por ser defensor da Causa Animal, Ricardo saiu do Cidadania e se filiou ao Partido Progressista (PP).
Alvo de ataques – A pré-candidata à Prefeitura de Abreu e Lima, Katiana Gadelha (PDT), tem sido alvo de Fake News nas redes sociais. Os adversários da pedetista andam incomodados com a desenvoltura da pedetista no contato com os moradores da cidade.
Inocente quer saber – Alguém pediu para Túlio Gadêlha voltar atrás na sua desistência de se candidatar a prefeito?
William Pontes diz
Desgovernado por que não sabe governar, Bolsonaro continua na sua vigiliatura de fakes. Como não sabe se defrontar com crises por falta de cognição cria factoides para para desviar a atenção da falta de competência. Inocente quer saber: por que Moro virou a chave e agora defende bandidos? O que foi fazer no Paraguai? Defender o amigo Belotti o prestar solidariedade ao.parça Ronaldinho?
RENATO OLIVEIRA diz
CARO EDMAR. AQUI EM BELO JARDIM, AS ELEIÇÕES DEVEM TER PELO MENOS 7 CANDIDATOS. O PREFEITO FOI OBRIGADO A SAIR DA DISPUTA EM VIRTUDE DA SUA ALTÍSSIMA REJEIÇÃO E LANÇARÁ O VEREADOR WILSINHO (PSDB) COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO EM UMA COLETIVA DE IMPRENSA REALIZADA NESSA SEXTA-FEIRA(13)