Um avanço importante para ampliar, facilitar e agilizar o acesso às informações públicas por parte dos deficientes auditivos em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Nesta semana, o vereador Weverton Siqueira, o Siqueirinha (PSB), aprovou um projeto de lei que garante mais inclusão aos surdos, através de tradução simultânea, por intérpretes de LIBRAS, em eventos oficiais do Poder Executivo, dos trabalhos parlamentares da Câmara Municipal e de qualquer organização administrativa pública ou privada em atividades de interesse público.
“Esta nova lei introduz em âmbito municipal um direito legítimo à inclusão para os deficientes auditivos e já chega com uma abrangência expressiva, determinando as traduções simultâneas em diversas áreas”, explica o vereador do PSB. Segundo Siqueirinha, “o projeto aprovado já prevê que os eventos de interesse público e as sessões plenárias (ordinárias e extraordinárias) e as sessões solenes da Câmara Municipal, bem como, as transmissões em TV ou nas redes sociais, serão traduzidas simultaneamente por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e demais recursos de expressão a ela associados.”
Outro ponto destacado pelo vereador Siqueirinha é que, além das questões institucionais, sociais e de cidadania, o projeto de lei pode trazer resultados práticos para a comunidade de pessoas surdas de Arcoverde: “O projeto também vem para gerar oportunidades de trabalho; pois, para executar o que a Lei prevê a Prefeitura da cidade, a Câmara Municipal e outras instituições, deverão contratar intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e firmar convênios/parcerias com órgãos e entidades públicas ou privadas que atuem no atendimento de surdos e deficientes auditivos”.
Este foi mais um projeto de lei do vereador voltado para grupos sociais que enfrentam desafios em razão de alguma deficiência. No ano passado, Siqueirinha foi autor de um projeto que reconheceu a Visão Monocular (que é a cegueira total ou parcial de um dos olhos) como deficiência no âmbito municipal.
“Acredito que o nosso papel de parlamentar é trabalhar não apenas pelas maiorias. Precisamos sempre ter um olhar atento também para as necessidades das minorias. E é assim que tenho conduzido nosso trabalho na Câmara de Arcoverde desde o início do mandato. Por isso, fico feliz com mais esse avanço, com a aprovação de um projeto tão importante como esse”, concluiu o vereador Siqueirinha.
Deixe um comentário