O governador Paulo Câmara, ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, inaugurou, nesta quarta-feira (12.02), a Creche Municipal Porto Digital Recife, no Bairro do Recife. O equipamento, fruto da parceria entre o Governo de Pernambuco, Prefeitura e Porto Digital, disponibilizará 84 vagas para crianças da primeira infância (de um a três anos de idade). A nova creche está localizada dentro de um prédio histórico do Porto Digital, reformado por meio de um financiamento do Finep. O valor total do investimento no imóvel foi de R$ 5,8 milhões, sendo R$ 1,4 milhão investidos pelo Governo do Estado.
“Com essa parceria com a Prefeitura e o Porto Digital pudemos entregar um prédio bem conservado, feito e pensado para dar condições a essas crianças de terem, já antes do inicio da educação tradicional, um apoio pedagógico, entretenimento, atividades bem conectadas com o futuro. É uma parceria importante e que está de parabéns. As crianças aqui em toda a área do Porto Digital vão estar muito bem servidas com a creche que foi pensada realmente para o futuro das novas gerações pernambucanas”, afirmou Paulo Câmara.
A nova unidade educacional tem 281m², com entrada independente, um parquinho, quatro salas de aula, uma sala de administração, depósito de material de limpeza, cozinha, banheiro infantil e banheiro de funcionários. As aulas começam na próxima segunda-feira (17) para os alunos com um ano de idade. Na terça-feira, as crianças com dois anos serão recebidas, e na quarta, os alunos com três anos se juntam às demais. As crianças estudarão em salas temáticas e haverá um intercâmbio entre elas, como mais um recurso pedagógico voltado para a organização de tempo e espaço.
O prefeito Geraldo Julio também ressaltou a importância da parceria entre os governos estadual, municipal e o Porto Digital. “A creche vai atender a demanda de várias pessoas, além do projeto do Porto Digital, que incentiva a contratação de mais mulheres. Estamos muito felizes. A creche ficou muito bonita”, disse Geraldo.
O projeto a que o prefeito se refere é o M.I.N.A.s, programa Mulheres em Inovação, Negócios e Artes. A iniciativa do Porto Digital visa atrair e ampliar o número de mulheres nas áreas de tecnologia e inovação, espaço de coworking e de acolhimento de empresas. Presidente do Porto Digital, Pierre Lucena reforçou que a creche vai ao encontro dos anseios de vários funcionários do parque tecnológico e da comunidade do entorno. “É uma creche pública, gratuita e que tem como grande objetivo atender as pessoas que trabalham no Bairro do Recife, além de atender à comunidade do Pilar, que são os residentes aqui do nosso espaço hoje”, afirmou.
A engenheira de testes Izabel Barros, de 35 anos, trabalha no Porto Digital e destacou que a creche vai mudar o dia a dia dela e do pequeno Guilherme, de um ano e nove meses, que passará a frequentar a unidade a partir da próxima segunda-feira. “Vou ter a oportunidade de ter o meu filho estudando perto de mim e isso é muito massa. Venho para o trabalho, deixo o meu filho, sabendo que ele está em um lugar legal e seguro e, quando sair do trabalho, já passo para pegá-lo e ir para casa. A logística será ótima”, comemorou Izabel, que também disse estar muito satisfeita com a estrutura da creche.
Deixe um comentário