Fornecer gratuitamente absorventes higiênicos parajovens carentes da rede pública municipal de ensino, que não têm condições financeiras para adquiri-los. Esse é o objetivo do projeto de lei nº 311/2019, de autoria do vereador Hélio Guabiraba (Sem Partido).
De acordo com o projeto, caso seja aprovado, a distribuição será realizada por meio de equipamentos de reposição instalados nos banheiros femininos das escolas da rede municipal do Recife. O PLO está tramitando na Câmara do Recife e aguarda pareceres das comissões da Casa.
De acordo com o projeto que tramita nas comissões da Câmara Municipal do Recife, o “Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos”, nas escolas públicas do Recife, estabelece que o Poder Executivo promoverá o fornecimento e a distribuição dos absorventes higiênicos em quantidade adequada às necessidades das estudantes.
Segundo o vereador Hélio Guabiraba, muitas jovens estudantes abandonam as escolas quando começa o período menstrual ou faltam às aulas numa média de cinco dias por mês durante esse período. “Isso significa que essas estudantes perdem em média 45 dias de aulas por ano com óbvias consequências para o processo educacional e de socialização dessas jovens”, explicou.
O parlamentar ainda ressaltou que um dos objetivos é prevenir doenças, bem como a redução da evasão escolar para as garotas que não possuem condições financeiras para a compra de itens de higiene pessoal.
“Não podemos ficar inertes em face dessa triste realidade e permitir que problemas como a falta de material escolar, merenda ou absorventes íntimos sejam fatores que desencorajam essas jovens de frequentarem as escolas. Não são itens supérfluos e, sim, essenciais. Portanto, deve fazer parte do orçamento escolar, assim como o fornecimento de papéis higiênicos e outros itens necessários à saúde dessas alunas”, ressaltou.
ROUBARAM O RECIFE DE MIM ! diz
Enquanto isso nosso Recife mergulha em um caos sem fim, sujeira de todos os lados, buracos a perder de vista, inviabilizações urbanas de Bairros inteiros (intervenções na Rua Oliveira Lima na Boa Vista, onde a faixa de bicicletas vai piorar o tráfego com milhares de automóveis andando de um só lado em linha reta, gastos de combustíveis, engarrafamentos lá e nas vias limítrofes) a Conde da Boa Vista em Obras Criminosamente Caras, Impróprias e Intermináveis, tudo falindo Comércio, Serviços e Moradias em um silêncio tumular de todos os Vereadores, a Cidade Inviabilizada por inteiro. Agora querem fazer o mesmo com a Avenida Rui Barbosa criando uma faixa, na já estreita via urbana, somente de Ônibus(será que os coletivos vão andar em linha reta e não se descolarem à esquerda para saírem das paradas à direita ?) , um primor de Planejamento Urbano onde o Cidadão é um idiota perfeito submetido a propagandas oficiais criminosas e mentirosas, dizendo maravilhas de uma Cidade Inviabilizada Urbanamente, Socialmente, Financeiramente e Economicamente através de 20 anos de Sociedade Ativa, Participativa de um Grupo em Cumplicidade total de PT e PSB e PSB e PT, não dar prá dividir, são “entidades amorfas” , unidas umbilicalmente em Gestos, Pensamentos, Atos, Fatos, Idéias, Negócios, Ações, Destruições Inteiras da Vida, História, Geografia, Vida Econômica, Financeira e Social do Recife e de seu Cidadão, vão virar “Lenda de Terror”, e quem esperar por Organismos Fiscalizadores Municipais podem sonhar, garanto que de lá da Câmara Municipal e do TCE ninguém escreverá uma linha do que é esse “Monstro Urbano” que se tornou o Recife por essas “Mãos que Balançam o Caixão no Velório de uma Cidade” !!!!!! Sugiro aos Vereadores, se tiverem um minuto de Coragem e Respeito ao Cidadão Recifense que os elegeram, saiam da Câmara Municipal do Recife e andem pelo Recife, vão economizar para o povo o Café e o Ar Condicionado que nós pagamos prá vocês desprezarem e desrespeitarem junto com o “Prefeito Geraldo Júlio” e desamarem tanto nossa Outrora 3a. Cidade do Brasil, hoje relegada a isso que bem vizinhos a vocês no Parque 13 de Maio , chamam ainda de Cidade……. Pedir Vergonha é o mínimo que exigimos dos Representantes do Povo na Câmara Municipal , ou estamos exigindo muito ????