Rodrigo Novaes se destaca na equipe de Paulo Câmara
No seu terceiro mandato como deputado estadual, Rodrigo Novaes foi escolhido pelo governador Paulo Câmara para assumir a secretaria de Turismo, uma pasta relevante mas que até então tinha sido ocupado por políticos metropolitanos. Ainda no primeiro governo, Rodrigo chegou a ser escolhido pelo governador para assumir a secretaria das Cidades, fato que não se concretizou devido a uma decisão partidária do PSD de indicar André de Paula para o posto.
A escolha de Rodrigo desta vez se deu, além de corrigir uma distorção, uma vez que André de Paula ficou pouco tempo na secretaria e preferiu exercer o mandato de deputado federal, pelo fato de Rodrigo ser um dos maiores defensores do governador Paulo Câmara na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Na secretaria de Turismo, em um ano, Rodrigo conseguiu imprimir uma marca de interiorizar o turismo, valorizando as belezas naturais de cidades do interior do estado. O Bora Pernambucar é um programa que tem sido muito elogiado. Outra medida importante foi manter a política de atração de voos nacionais e internacionais para o estado, bastante exitosa e iniciada pelo seu antecessor Felipe Carreras.
A passagem de Rodrigo pela secretaria, mostrou que ele está preparado para exercer funções no executivo e tem capacidade de desempenhar tanto o cargo de secretário de Turismo como de pastas ainda maiores e mais representativas na equipe do governador Paulo Câmara, que fez uma opção de reoxigenar sua equipe no segundo governo e tem em Rodrigo um exemplo de que a medida foi acertada, pois apesar do trabalho desempenhado pelo secretário ser exitoso, ele reconhece e respeita a liderança e a condução do governador, que lhe delegou esta função para ser desempenhada na sua equipe.
Biometria – A identificação do brasileiro por meio das impressões digitais atingiu 78,08% do eleitorado, alcançando 115 milhões de pessoas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A implantação gradual teve início em 2008. A previsão é que todos os eleitores do país sejam identificados até 2022. No entanto, muitos títulos têm sido cancelados, pela falta de comparecimento de eleitores, dimunuindo drasticamente o eleitorado em algumas cidades do interior. Em Pernambuco, 83% do eleitorado já se submeteu à biometria.
Arcoverde – O ex-prefeito Zeca Cavalcanti vem se movimentando bastante na cidade de Arcoverde para tentar governar o município pela terceira vez. Zeca tem realizado reuniões frequentes com a população e está saindo ainda mais animado para a disputa.
Carlos Muniz – O nome do ex-presidente da Emlurb, Carlos Muniz, que é genro do ex-vereador Carlos Gueiros, falecido no ano passado, vem ganhando força para disputar uma cadeira na Câmara Municipal do Recife. É um nome que chega com grandes chances de atingir o mandato em outubro.
Minimizou – O prefeito Izaias Régis minimizou a saída da vereadora Betânia da Ação Social para apoiar a pré-candidatura do deputado Sivaldo Albino a prefeito de Garanhuns. Izaias lembra que desde 2018 que a vereadora já lhe fazia oposição e apesar de ainda estar filiada ao PTB, o seu grupo não contava com o apoio da vereadora para as eleições deste ano.
Guilherme Rocha – Tem sido muito elogiada a gestão de Guilherme Rocha à frente do arquipélago de Fernando de Noronha. Ontem o governador sancionou uma lei proibindo carros à combustão na Ilha, o que foi bem recebido por quem frequenta Fernando de Noronha.
RÁPIDAS
Fragilizado – Setores governistas avaliam que o deputado federal Sebastião Oliveira diminuiu de tamanho depois da eleição de 2018. O parlamentar perdeu o comando do PL para assumir o nanico Avante que não tem relevância nas composições eleitorais. Ainda há a avaliação que o grupo de Sebastião será novamente derrotado em Serra Talhada, seu principal reduto.
Itamaracá – Diante da péssima avaliação do prefeito Mosar Tato, o quadro eleitoral em Itamaracá tem beneficiado o surgimento de lideranças políticas. O nome do ex-presidente da Câmara, José Carlos Guerra (PSD), vem se consolidando como uma importante opção na disputa pela prefeitura em outubro.
Inocente quer saber – O deputado federal Sebastião Oliveira está mesmo fragilizado?
Deixe um comentário