O deputado Betinho Gomes solicitou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa a retirada do regime de urgência do Projeto de Lei de n.º1685/13, de autoria do Poder Executivo, que modifica a autorização de uso dos recursos de um financiamento contraído junto ao BNDES em outubro do ano passado. Em Plenário, nesta tarde, o parlamentar defendeu que a Casa tenha a opção de debater e obter mais esclarecimentos sobre a matéria, que trata do remanejamento de cerca de R$ 400 milhões, os quais seriam empregados em obras no Complexo de Suape, para cumprir contrapartidas acertadas para a construção da fábrica da Fiat na Zona da Mata Norte.
“Peço ao líder do governo a oportunidade para uma discussão mais aprofundada sobre o projeto, afinal de contas, não haverá prejuízo ao governo do Estado, uma vez que o empréstimo já está aprovado. Não podemos aprovar algo sem saber os impactos que tal inciativa terá sobre a região do Complexo de Suape”, destacou Betinho Gomes.
O pedido de retirada do regime de urgência feito pelo parlamentar está baseado questionamentos no fato de o Estado retirar recursos de Suape para investir na Fiat. “Entendo que o governo deve cumprir as contrapartidas acertadas junto à montadora. No entanto, isso não pode ser feito em detrimento de Suape, um polo importante e que precisa de mais investimentos, sobretudo nas áreas de infraestrutura e social”, argumentou o tucano.
O deputado relembrou, ainda, as perspectivas do Ministério Público do Trabalho (MPT) de redução de mais de 40 mil empregos na região portuária para o biênio 2014-2015. Desse total, 60% são de pernambucanos. “E para evitar um caos, a região vai precisar dos investimentos prometidos”, ressaltou o parlamentar.
Deixe um comentário