Mais de 1.500 jovens e adultos que não sabiam ler nem escrever inauguraram um novo capítulo em suas vidas na noite desta segunda-feira (4). Depois de oito meses de aulas, todos comemoraram a alfabetização realizada através do programa Lição de Vida, da Prefeitura do Recife. A entrega dos certificados de conclusão do curso, braço local do programa Brasil Alfabetizado, do governo federal, foi realizada com festa no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, sob o comando do prefeito Geraldo Julio.
Voltado para pessoas com mais de 15 anos, o Lição de Vida abre as portas para a inclusão social por meio do letramento. É apenas uma etapa do processo de escolarização dos estudantes, que serão matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para seguir com os estudos equivalentes ao ensino fundamental. Aos formandos, o prefeito lembrou que esse é apenas o primeiro passo para uma mudança de vida.
“O que pedimos hoje é que vocês continuem, vão adiante. Procurem a escola, os professores, para que a vida de vocês seja mais transformada ainda. Cada dia a mais dedicado à educação vai melhorar a vida de vocês. Em qualquer idade, ainda é tempo, ainda vale a pena. E o esforço será recompensado”, reforçou Geraldo Julio.
Aos 50 anos, a doceira Rosiane Nascimento Melo agora orgulha-se de preparar a própria lista de compras dos quitutes que vende em Dois Unidos, na Zona Norte do Recife. Deixou para trás, com orgulho, os tempos em que pedia ajuda aos amigos para escrever o mais simples bilhete. Ela representou os mais de 1.500 colegas na cerimônia desta segunda e emocionou a plateia com sua história de persistência.
“Nunca desistam do seu sonho, nunca deixem de estudar. Falavam para mim que eu não ia aprender, e agora eu estou aqui. Não preciso mais que escrevam nada para mim. Mas minha vida melhorou muito e vai melhorar mais. Peço a todo mundo aqui hoje que continue no mesmo caminho”, discursou Rosiane, que agradeceu aos professores pela dedicação.
As aulas do Lição de Vida acontecem em escolas municipais, igrejas, associações comunitárias e outros espaços cedidos por parceiros da Secretaria de Educação. Somente em 2013, 73 educadores e 17 coordenadores levaram o programa a 80 turmas espalhadas pelos bairros do Recife. Educadores como Jefferson Silva, que falou em nome dos colegas. “É uma emoção muito grande porque a gente vê a evolução de cada aluno, e quando eles estão lendo e escrevendo começam a se ver libertos. Aprendi muito com meus alunos.”
Para o secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, os estudantes podem e devem procurar outros programas da rede municipal para continuar seus estudos e investir na sua qualificação. “Quando você começa a ler e escrever, assume o papel de cidadão. Continuem contando com a rede municipal para que possamos escutar mais depoimentos como o de Rosiane”, ressaltou.
O programa Lição de Vida é é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem como missão combater o analfabetismo, com a inclusão de jovens a partir de 15 anos e de adultos, sem limite máximo de idade, no processo regular de escolarização. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com sessões diárias de duas horas, ao longo de oito meses. As próximas turmas iniciam-se no primeiro semestre de 2014.
Deixe um comentário