Candidatura de Marília Arraes pode ser benéfica para o PSB em 2020
Se em 2018 o PSB fez de tudo para retirar Marília Arraes da disputa pelo governo de Pernambuco, em 2020 o que se desenha é que a tática não será repetida na disputa pela prefeitura do Recife. Polarizada com o deputado federal João Campos, Marília Arraes poderá enfrentá-lo no segundo turno, neutralizando qualquer chance de a oposição chegar à segunda etapa.
Como a oposição não tem a menor condição de chegar a um entendimento, uma vez que Mendonça Filho está decidido a ser candidato a prefeito de todo jeito e Daniel Coelho quer a todo custo ser novamente candidato, o grupo oposicionista irá novamente dividido, e neste caso fortalece a polarização entre João e Marília.
Em um cenário onde parte significativa do eleitorado rejeita o PT, num segundo turno entre Marília Arraes e João Campos, é impensável que o eleitor que vota em Mendonça ou Daniel prefira votar numa candidatura do PT no segundo turno, o que tende a beneficiar João Campos. Caso a oposição chegue a um entendimento e lance uma candidatura, como Mendonça Filho que é o mais bem posicionado em pesquisas efetivamente confiáveis, também é pouco provável que o eleitor de Marília Arraes migre para Mendonça num eventual segundo turno, novamente beneficiando João Campos.
É importante salientar duas variáveis que podem apontar o caminho do favoritismo do PSB na disputa. Em 2016 a polarização entre PSB e PT aconteceu e no segundo turno parte significativa de quem votou em Daniel Coelho e Priscila Krause migrou para Geraldo Julio. A segunda variável, que não pode ser dispensada, é a boa avaliação de Geraldo Julio, que dentre os principais eleitores, como Paulo Câmara e Jair Bolsonaro, é o que tem melhor avaliação é maior potencial de transferência de votos. Portanto, a candidatura de Marília Arraes a prefeitura do Recife é o melhor caminho atualmente para o PSB pois evita desgaste maior com a classe média e pode atraí-la num eventual segundo turno.
Corrupção – O presidente Bolsonaro assinou um decreto, publicado nesta quarta-feira (4), para estabelecer “salvaguardas de proteção à identidade do denunciante de ilícitos ou irregularidades contra a administração pública federal”. Segundo o decreto, a preservação dos elementos de identificação será realizada por meio do “sigilo do nome, do endereço e de quaisquer outros elementos que possam identificar o denunciante”. O nome do denunciante só será compartilhado com órgãos de investigação, como Ministério Público e Polícia Federal.
Tornozeleiras – O projeto de lei nº 439/2019, do deputado estadual Delegado Erick Lessa, que estabelece que presos com condições financeiras paguem pelo uso dos equipamentos de monitoramento eletrônico, está recebendo amplo apoio entre juristas. O procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, o defensor-público geral do estado, José Fabrício Silva de Lima, além de integrantes do Grupo de Combate ao Crime Organizado do MPPE, professores universitários, renomados juristas, advogados e promotores assinaram um documento a favor da proposta, em tramitação na Assembleia Legislativa.
Risco – Caso seja mesmo candidata a prefeita de Jaboatão dos Guararapes, Gleide Ângelo só tem uma opção na disputa que é vencer a eleição. Se perder para o atual prefeito Anderson Ferreira, cuja força da máquina não poderá ser menosprezada, Gleide não só arranhará seu capital político e eleitoral como transformará o atual prefeito em uma liderança ainda maior.
Homenagem – O deputado estadual Antonio Moraes (PP) foi homenageado pela Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) pela sua atuação em defesa das pautas da categoria na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele recebeu a homenagem do presidente da instituição, Dr. Paulo Carneiro.
RÁPIDAS
Almoço – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, ofereceu um almoço aos integrantes da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco no buraco frio. O evento foi bastante prestigiado pelos deputados e pelos membros daquela instituição.
Irregularidades – A Controladoria Geral da União apresentou um relatório com diversas irregularidades na aplicação dos recursos públicos na prefeitura de Araripina, apontando indícios de superfaturamento em contratos realizados pela atual gestão.
Inocente quer saber – O Ministério Público pedirá o afastamento do prefeito de Araripina com base no relatório da CGU?
William Pontes diz
Ontem, assistindo o depoimento da Joice na CPMI da Fake news, tomamos conhecimento da central de mentiras montado no Planalto com recursos pubk8cos, e do famoso grupo do ódio. O que nos deixou perplexo é que o blogueiro retuita muitas postagens desse grupo que agride e espalha mentiras. Inclusive é contumaz nos retuites do Bolsoneas que o espírito do famoso Dudu do mal. Más companhias blogueiro e cooperação com aleivosias e mentiras.