O embate entre Anderson Ferreira e Paulo Câmara
Nas eleições de 2014, o então deputado federal Anderson Ferreira integrou a coligação que elegeu o governador Paulo Câmara, mas foi em 2016, quando Anderson tornou-se prefeito de Jaboatão dos Guararapes que a relação entre os dois políticos azedou de tal forma que culminou no rompimento em 2018.
Desde então há trocas de farpas entre os dois com cutucadas que configuram um embate político interessante. Semana passada com a chegada de óleo no litoral pernambucano, Anderson e Paulo ficaram novamente em trincheiras opostas.
Na terça-feira, dia 15, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes alertou o governador do risco que o litoral pernambucano estava correndo, porém o secretário de Meio Ambiente, José Bertotti divulgou nota afirmando que o litoral do estado estava livre das manchas de óleo.
Anderson, então, criou o próprio protocolo de proteção, intensificando a fiscalização com a equipe da prefeitura, utilizando drones e quadriciclos. Determinou que pescadores e até pilotos de parapente fossem envolvidos nas ações de monitoramento. O alerta do prefeito tinha sentido, tanto que, no dia seguinte, o governo do estado percebeu a gravidade e a ameaça se tornou real, com as nossas praias sendo duramente castigadas com esse desastre ambiental.
Na sexta-feira, dia 18, o prefeito prosseguiu com os questionamentos sobre a postura do governo, e foi rechaçado por aliados do governador que divulgaram vídeos com as medidas tomadas pelo governo do estado no sentido de conter o avanço do óleo em nossas praias.
Segurança – O governador Paulo Câmara acompanhará, nesta segunda-feira, as ações do Programa Em Frente Brasil, no município do Paulista, na Região Metropolitana. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual estará com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. A cidade sedia o projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta. Será a primeira visita técnica desde a implantação do programa, naquela cidade, em 29 de agosto deste ano.
Homenagem – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, será homenageado no Recife. O evento, proposto pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bionergia (Novabio), acontece no dia 4 de novembro, às 12h, no Arcádia Boa Viagem. Além de Maia, parlamentares da bancada do Nordeste também serão prestigiados durante o almoço.
Agrestina – A um ano das eleições municipais, as articulações políticas em Agrestina não param. O grupo político Josué e Thiago vem se fortalecendo a cada dia com as constantes adesões. Dessa vez foi ex-candidato a vereador, Romero da Sapucaia (PSL). Romero, que é uma das fortes lideranças da zona rural, foi candidato a vereador no grupo da ex-prefeita Carmem Miriam, nas últimas eleições, obtendo mais de duzentos votos. A última adesão foi Amaro de Santa Teresa (PSB), suplente de vereador que teve quase quatrocentos votos.
CPI – O deputado federal João Campos (PSB) protocolará nesta terça-feira um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados para investigar o vazamento de óleo no litoral nordestino e identificar a responsabilidade de quem cometeu este crime ambiental.
RÁPIDAS
Timbaúba – O episódio ocorrido na Câmara Municipal de Timbaúba trouxe diversos prejuízos para o prédio histórico que tem 130 anos de existência. O vandalismo das pessoas que invadiram o plenário chegou a danificar peças históricas daquela Casa, que não serão mais recuperadas.
Encontro – Visando a preparação dos seus pré-candidatos para o próximo pleito, o Partido Socialista Brasileiro realiza, nesta segunda-feira (21), às 17h, no Recife Praia Hotel, o evento Prosa Política – Eleições 2020. A atividade acontecerá com os dirigentes municipais, vereadores, prefeitos, além de pré-candidatos proporcionais e majoritários da Região Metropolitana do Recife.
Inocente quer saber – Qual será o próximo embate entre Anderson Ferreira e Paulo Câmara?
William Pontes diz
Não vamos distorcer fatos num momento de tragédia ambiental. O descaso é do governo federal sob todos os aspectos: primeiro, irresponsabilidade é do governo federal que em Abril acabou com o Conselho de Monitoramento do Oceano para prevenir tragedias; segundo a inércia do mesmo governo em função de que as praias atingidas são no Nordeste, caso fosse no sul maravilha o tratamento seria outro; terceiro um porta voz informal das forças que estão no poder Alexandre Garcia vem com ironias com os voluntários declarando ” que sejam embalados e devolvidos o petroleo”. Tudo isso reflete o ambiente de descaso com o Brasil que estamos passando, e cuja preocupação maior é vender nossas riquezas.