Após registrar, em agosto, pequeno crescimento em relação a julho, o índice voltou a crescer este mês, segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). O levantamento, produzido mensalmente pela Unidade de Economia Estudos e Pesquisas (UEP) da Fiepe, foi apresentado nesta quinta-feira (19). O crescimento de 1,3 pontos na confiança do empresário pernambucano manteve o índice satisfatório e acima da média nacional.
O economista Júlio Becher, gerente da UEP, contextualiza o resultado da pesquisa e mostra que a segurança apresentada pelos empresários industriais aparece em um momento de adversidades econômicas, com juros altos e inflação. Segundo Becher, essa confiança está ligada à proximidade das festas de fim de ano. “A previsão de um aumento de demanda, como o acarretado pelas das festas de fim de ano e a liberação do décimo terceiro salário, impulsiona naturalmente a produção industrial”, explica.
O índice de confiança do empresário industrial pernambucano permanece satisfatório e acima da média nacional desde a primeira edição mensal do ICEI, datada de janeiro de 2009. Embora, o índice das condições atuais ainda apresente resultado insatisfatório, as expectativas do empresariado industrial mostram crescimento, impactando positivamente para o resultado do ICEI.
Deixe um comentário