Orientação nacional beneficia Marília Arraes em 2020
Depois de ser a sensação da pré-campanha para o governo de Pernambuco, Marília Arraes foi sumariamente retirada da disputa pelo PT nacional e teve que se contentar com uma candidatura a deputada federal onde teve uma expressiva votação ficando na condição de segunda mais votada do estado.
Se em 2018 a conjuntura nacional foi determinante para retirar Marília Arraes do páreo, onde a política de alianças sinalizou para prevalecer nos estados o que fosse melhor para a candidatura presidencial do partido, em 2020 o caminho é exatamente oposto. O PT baixou uma resolução orientando que o partido tenha candidatura nas 26 capitais brasileiras, principalmente no Nordeste onde o partido ainda é muito forte.
Historicamente o Partido dos Trabalhadores sempre lançou candidatos a prefeito do Recife, tendo candidatos entre 1985 e 2016, sendo vitorioso três vezes com João Paulo e João da Costa e em quase todas as disputas figurando entre os três primeiros lugares. Se não lançar candidato em 2020, será a primeira vez em quase 40 anos que o partido não disputará com um nome próprio a prefeitura do Recife.
Por ter sido brutalmente retirada de 2018, Marília Arraes evita conjecturar uma pré-candidatura à prefeitura do Recife em 2020, porém o sentimento generalizado no PT nacional é o de que o seu lançamento na capital pernambucana é um caminho praticamente sem volta. A colocação de Marília mexe diretamente no quadro eleitoral de 2020, uma vez que ela tem pontuado bem nas pesquisas e pode capitalizar um significativo eleitorado de esquerda que geralmente foi maioria no Recife.
Mulheres – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na noite da última terça-feira (17), que quando houver fraude na chapa de vereadores para que a cota de 30% de mulheres seja alcançada, as chamadas “laranjas”, todos os eleitos pela chapa devem ser cassados. A decisão foi tomada no caso de seis vereadores eleitos em 2016, na cidade de Valença do Piauí. Eles foram acusados de se beneficiar de candidaturas fictícias de mulheres que não chegaram a fazer campanha. A nova jurisprudência, segundo especialistas, vai causar um “terremoto” na montagem das chapas de vereador em 2020.
Caruaru – A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Caruaru convocou, para tomarem posse como servidores efetivos, 23 aprovados em concurso público. O procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), vinha acompanhando o concurso, a pedido da comissão dos aprovados, que aguardavam as nomeações desde 2015. A comissão de aprovados divulgou, por e-mail, um agradecimento: “Os aprovados agradecem o trabalho e empenho do MPCO”.
Noronha – O governador Paulo Câmara inaugura, nesta quinta-feira, no Arquipélago de Fernando de Noronha, o novo Centro de Assistência Social (CRAS), que visa prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais, com o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Entre o público atendido estão famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, entre outros. O governador também visita a sede do Programa Mãe Coruja, implantado na ilha em fevereiro deste ano, que integra ações nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social para contribuir no bem estar de gestantes e crianças na primeira infância.
Política Pública – O deputado estadual José Queiroz (PDT) faz indicação ao Governador Paulo Câmara e ao secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Antônio Berttoti Júnior, para a criação de uma Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais na estrutura da SEMAS. A proposição surge da necessidade e do anseio social de políticas públicas no estado para o bem estar do animal, que traria entre as contribuições o cadastramento dos animais domésticos, seguindo tendência de legislação de diversos países que mantém redes de proteção animal.
Fundeb – A comissão especial para tratar da PEC nº 15/15, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), apresentou, nesta quarta-feira (18), o relatório da proposta. Para o segundo vice-presidente do colegiado, deputado Danilo Cabral (PSB), o aumento da participação da União é primordial para a melhora da educação, visto que, atualmente, só há o complemento de apenas 10% do Fundo para ajudar estados que não alcançam o índice mínimo de investimento por aluno. O relatório estipula a complementação máxima da União de até 40%, em dez anos.
RÁPIDAS
Herança – A respeito da informação que os deputados Alberto Feitosa e Sebastião Oliveira e o empresário Victor Oliveira são os herdeiros de Inocêncio Oliveira, o deputado Rogério Leão lembra que também segue a liderança de Inocêncio desde muito tempo, inclusive em 2006 quando era prefeito de São José do Belmonte e apoiou, a pedido de Inocêncio, Eduardo Campos quando ele estava com apenas um dígito nas pesquisas.
Selic – O Comitê de Política Monetária decidiu baixar a taxa básica de juros para 5,5%, configurando-se na menor taxa da história da economia brasileira. Mais um importante avanço do governo Jair Bolsonaro.
Inocente quer saber – Teve maracutaia no sorteio da Mega Sena que deu R$ 120 milhões a um grupo da liderança do PT?
William Pontes diz
Como inocente quer saber, informo: Bolsonaro mandou colocar bolas frias para que os petistas levassem a bolada da Mega-Sena. Não deixa de ser uma pergunta capciosa do inocente. Agora, outro inocente está sendo visitado pela PF hoje em Brasília.
Alexandre diz
Qual foi a Resolução do PT referente a candidaturas próprias em 2020? Em particular, no Nordeste. Isso quer dizer que o Partido vai romper com as alianças de esquerdas no Nordeste?
J. Cícero Costa diz
a) “MARÍLIA ARRAES EM 2020”: Trata-se de um nome forte no Estado e, se acaso for confirmada como candidata do partido no pleito de 2020, tem grandes chances de ser eleita prefeita do Recife. Tem um expressivo capital eleitoral e conta agora com o apoio das lideranças locais. É competente, articulada, carismática, comprometida com as demandas sociais e tem muita disposição, conhecimento e experiência para desempenhar com competência um brilhante trabalho à frente da prefeitura, como gestora pública do município, inspirada por certo nos princípios democráticos de um Miguel Arraes e com a vocação política de um Eduardo Campos. Oxalá, seja ela, e não outro nome qualquer, escolhida como candidata do partido nas eleições que se avizinham. O PT lhe deve isso !!
b) “MULHERES”: Importante e bastante oportuna essa decisão do TSE, que confirma acórdão anterior proferido pelo TRE do Piauí, condenando com a cassação integral da chapa o uso de candidatura laranja de mulheres. Já estava na hora de se punir com essa prática imoral e desonesta verificada no país desde o advento da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições), que em seu artigo 10, parágrafo 3º, estabelece que todo partido deverá ter, no mínimo, 30% de candidatas mulheres para disputar as eleições. Parabéns aos ministro do STF que votaram pela cassação total da chapa que usar de candidatura laranja de mulheres. O Fachin, no entanto, e como sempre, foi contrário a essa tese.
c) “INOCENTE QUER SABER” – Que maldade, seu editor !! rsrsrsrs