Em relação ao incidente ocorrido no final da manhã de hoje (29) com um dos elevadores do prédio da Prefeitura do Recife, a Secretaria de Administração informa:
* O elevador vinha funcionando normalmente até sofrer uma pane por volta do meio-dia. A máquina parou de responder aos comandos feitos pelo ascensorista, queimando as paradas. O freio de emergência foi acionado e evitou que o elevador se chocasse com o fosso.
* A capacidade do elevador é para 22 pessoas. No momento da pane, 17 passageiros e mais um ascensorista estavam no elevador.
* Funcionários da Secretaria de Saúde prestaram os primeiros atendimentos às vítimas com uma equipe de três médicos, sete enfermeiros e uma fisioterapeuta. O próprio secretário de Saúde, o médico Jailson Correia, comandou a operação até a chegada das equipes de resgate.
* Quatro ambulâncias e duas motolâncias do Samu e outras duas ambulâncias dos Bombeiros prestaram socorro. Dezoito pessoas foram avaliadas, sendo 11 liberadas no local. Outras sete foram removidas para unidades de saúde (Veja abaixo a relação dessas pessoas e os locais onde foram atendidas).
* A PCR acionou o Instituto de Criminalística no início da tarde para realizar a perícia e assim esclarecer as causas do acidente. O IC fez o registro fotográfico no local e vai continuar apurando o caso. O elevador foi interditado por tempo indeterminado.
* A Atlas/Schindler é a empresa fabricante dos elevadores e possui um contrato de manutenção com a Prefeitura do Recife válido até 2 de abril de 2014. A empresa disponibiliza diariamente um técnico para fazer manutenções preventivas e corretivas. Equipes da Atlas/Schindler também realizam vistorias semanais nos seis elevadores do prédio. Ao todo, R$ 25 mil são gastos por mês com essa manutenção.
* A Prefeitura do Recife já notificou a empresa para que ela preste todo o serviço necessário às vítimas conforme diz o contrato de manutenção. A Atlas/Schindler também terá que apresentar um relatório detalhado com todas as informações a cerca do ocorrido.
* Há cerca de 15 dias teve início a elaboração do termo de referência que vai basear o edital de licitação para a compra dos novos elevadores. A Secretaria de Administração prevê que em 90 dias a licitação seja lançada.
* A troca dos elevadores faz parte do programa de modernização do prédio da PCR, que inclui ainda a recuperação das escadas, instalação de câmeras de segurança, melhoria das redes elétrica e hidráulica, entre outras ações.
Lista das pessoas removidas para unidades de saúde:
– Eriverton Gustavo, 18, foi levado para o Hospital da Restauração.
– Ariane Carla Lima Dias, 23, também levada para o HR.
– Nadilson Borges de Melo, 47, também levado para o HR.
– Elizabete Gouveia, 40, foi levada para o Hospital Esperança.
– Gilmara Regueira 40, foi levada para UPA da Imbiribeira.
– Ludmila Botelho de Almeida, 27, foi levada para a Policlínica Amaury Coutinho (já liberada).
– Roberto Amorim Souza, 47, foi levado para a Policlínica Amaury Coutinho (já liberado).
Deixe um comentário