Congresso forte é sinônimo de governo fraco
Que o governo Jair Bolsonaro tem muitos acertos não é novidade para ninguém, mas também é uma usina de problemas causados pela verborragia do presidente da República. Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro tinha tudo para faturar com a aprovação em dois turnos na Câmara dos Deputados da reforma da Previdência, mas como prefere envolver-se em confusões, o que seria uma vitória política do presidente, acabou não tendo tanta vinculação com ele.
O grande beneficiário da aprovação da reforma da Previdência foi o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que soube capitalizar politicamente a aprovação, e os próprios parlamentares afirmaram que se não houvesse Maia, não teria reforma aprovada, o que certamente comprometeria o futuro do país e ainda mais o futuro do governo Bolsonaro.
O sentimento na capital federal é de que o Congresso Nacional, que já conquistou um grande protagonismo com a aprovação da Previdência na Câmara dos Deputados e terá aprovação rápida no Senado, é o de que no segundo semestre ficará cada vez mais latente que caberá ao Congresso e não ao presidente da República o protagonismo na condução dos destinos do país.
O presidente Jair Bolsonaro, eleito com quase 58 milhões de votos, está deixando, através das desastradas declarações, que o Congresso roube o que era para ser dele, que seria comandar os rumos do país. Mais uma vez a história se repete, de que governo fraco é sinal de Congresso forte, ou governo forte é Congresso fraco, a primeira opção é a que está ganhando força e se o presidente não der um freio de arrumação, correrá sério risco de chegar ao término do seu governo com a sensação de debilidade política, comprometendo seriamente suas chances de reeleição.
Dupla homenagem – A Central de Atendimento ao Eleitor de Olinda levará o nome do saudoso deputado Guilherme Uchoa. A decisão foi tomada pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em sessão realizada na semana passada, que tratou da nominação de prédios da Justiça Eleitoral no estado. Na última segunda-feira, o tribunal já havia entregue ao deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior (PSC) a Medalha Frei Caneca em memória do ex-presidente da Alepe, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral na condição de juiz eleitoral efetivo.
Chegando Junto – Secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão, irá implantar mais um Pertencer – Espaço de Convivência, ação do Chegando Junto da Prefeitura do Recife. O habitacional, que receberá o projeto que tem como objetivo fortalecer a presença das mulheres no mercado de trabalho e criar espaços recreativos voltados para primeira infância, será o Travessa de Gusmão, no bairro de São José. O primeiro espaço foi lançado no final de julho e está em pleno funcionamento no Habitacional Padre Miguel, em Afogados.
Homenagem – Por proposição do ministro Og Fernandes, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou um voto de pesar pelo falecimento do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Henrique Carneiro Campos, ocorrido no mês de junho em decorrência de um infarto. Ao homenagear o conselheiro, o ministro Og Fernandes, que foi desembargador em Pernambuco, falou sobre a trajetória de João Campos como magistrado e integrante do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Pernambuco. “João era o homem do consenso, da busca da solução inteligente, mas, ao mesmo tempo, pacificador dos conflitos”, comentou o ministro.
Magia e votos – Álvaro Porto (PTB) apresentou projeto de lei para incluir a megacelebração Magia do Natal, de Garanhuns, no calendário oficial de eventos de Pernambuco. Uma das ações mais bem sucedidas do prefeito Izaías Regis (PTB), o evento tem DNA municipal e deve ser trunfo do grupo da situação na disputa da prefeitura do principal colégio eleitoral do Agreste Meridional em 2020.
RÁPIDAS
Aniversário – Se estivesse vivo, o ex-governador Eduardo Campos estaria completando neste sábado 54 anos de idade. Falecido em 2014 num acidente aéreo quando era candidato a presidente da República, Eduardo faz muita falta a Pernambuco, ao Brasil e à política como um todo, que perdeu um de seus notáveis pensadores.
Curso – O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, realizou em Caruaru o curso “Eleições Municipais 2020: Novas Regras”, em conjunto com a Escola do Legislativo da Alepe e a Escola Judiciária Eleitoral do TRE. Foram 500 pessoas participando. O próximo evento será no dia 29 deste mês em Ouricuri, no sertão do Araripe.
Inocente quer saber – A prefeita Raquel Lyra está com a reeleição encaminhada em Caruaru?
William Pontes diz
O governo, de fato, é fraco, porque o chefe de governo só sabe brincar e não tem cognição para ser gestor. Por isso é um ser autoritário querendo impor suas iniquidades, inclusive no Paraguai.
Bartira santos diz
Ao comentar sobre a questão do meio ambiente do nosso país o presidente Bozo sugeriu que as pessoas come menos e faça cocô dia sim, dia não.
Quando esse pateta do Bolsonaro abre a boca prepare-se que já vem cagada.
Matheus diz
Vexame total o Bolsonaro comentando sobre a preservação do meio ambiente do nosso país:
Coma menos…
Faça cocô dia sim, dia não.
Até as cagadas alheias o Bolsonaro tá querendo controlar para despistar o seu desgoverno que por sinal é o pior governo de todos os tempos.
constância diz
Acabei de lê em outro site de notícias que a avó materna da Michelle Bolsonaro passou 2 dias em maka de hospital público já é senhora de idade e a Michelle Bolsonaro que se diz evangélica, crente se quer presta solidariedade à sua avó? Acho que a micheque bolsonaro só tá interessada em luxo com o dinheiro público vai vê foi para isso que se casou com o Bozo.
Renata diz
O Bozo é de tá controlando a cagada das pessoas sugeridas ser dia sim, dia não, deveria controlar os gastos e supérfluo da micheque bolsonaro que custa caro e agride o bolso do trabalhador pagador de impostos.