Os deputados aspirantes a prefeito em 2020
Historicamente os deputados federais e estaduais no meio de seus respectivos mandatos tentam dar o salto para comandar uma prefeitura. De olho na caneta do executivo, os parlamentares entram no jogo porque não há nenhum risco. Se perder, continua na Assembleia Legislativa de Pernambuco ou na Câmara dos Deputados, se vencer, renuncia ao cargo para assumir prefeituras que mesmo com seus problemas dão um nível de poder ainda maior para o parlamentar.
Nas eleições de 2020 não haverá diferença, pois teremos deputados que serão candidatos a prefeito. Mesmo com um ano de distância para as oficializações de candidaturas, alguns nomes já são lembrados para a disputa municipal, porém, só o tempo irá dizer se eles serão efetivamente candidatos.
Na bancada federal temos de olho numa possível postulação a prefeito do Recife João Campos, Marília Arraes, André de Paula, Felipe Carreras, André Ferreira, Daniel Coelho, Silvio Costa Filho, Tulio Gadelha e Raul Henry. Enquanto Sebastião Oliveira é lembrado para disputar novamente a prefeitura de Serra Talhada e Fernando Rodolfo tem a hipótese de disputar a prefeitura de Caruaru ou a de Garanhuns.
Enquanto na Assembleia Legislativa de Pernambuco, para a prefeitura do Recife são lembrados Romero Albuquerque, Wanderson Florêncio e Marco Aurélio. Já para a prefeitura de Garanhuns, Priscila Krause está na bolsa de apostas. João Paulo é lembrado para Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. Em Caruaru, José Queiroz, Tony Gel e Delegado Lessa devem entrar na disputa. Lucas Ramos sonha em disputar a prefeitura de Petrolina. Roberta Arraes, por sua vez, é possível nome para a prefeitura de Araripina. Campeã de votos em 2018, a delegada Gleide Ângelo é vista como nome para disputar a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que também poderá ter Cleiton Collins e Joel da Harpa tentando o comando da segunda maior cidade de Pernambuco.
Apesar de muitos tentarem prefeituras, não são todos que conseguem. Em 2016 na bancada federal somente Anderson Ferreira virou prefeito de Jaboatão dos Guararapes, enquanto na bancada estadual a mudança foi maior, quando Aglailson Junior, Angelo Ferreira, Botafogo, Lula Cabral, Miguel Coelho, Professor Lupercio e Raquel Lyra tornaram-se prefeitos de suas respectivas cidades.
Partidarismo – Nunca na história do TCE-PE o governo do estado indicou para vaga de conselheiro um presidente de partido. Por isso mesmo dentro da Assembleia Legislativa, onde a escolha é submetida à apreciação, a expectativa é que o governador Paulo Câmara, originalmente auditor do tribunal, não opte pelo nome do Sileno Guedes, presidente estadual do PSB. Aliás, entre deputados, o que se comenta é que, além de quebrar uma escrita, expondo o TCE a excessos de partidarismo, uma eventual escolha de Guedes encontraria resistência por conta do histórico desapreço do socialista pelo diálogo.
Dor de cabeça – Alguns lembram que as queixas pelo desinteresse de Sileno Guedes em atender ligações, por exemplo, remontam ao ex-governador Miguel Arraes e se estende a até prefeitos e parlamentares atualmente com mandato. Ou seja, se o presidente do PSB for o eleito de Câmara incômodos do TCE e insatisfações da Alepe tendem a se transformar em dor de cabeça para o Palácio do Campo das Princesas.
Decoro – Depois do lamentável episódio na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados quando insultou o ministro Sergio Moro, o deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ) irá responder a um processo por quebra de decoro parlamentar. O deputado chamou o ministro Moro de ladrão.
Maraial – O presidente da Câmara Municipal de Maraial, vereador Roberto Corubas, realizou uma importante reforma na sede do poder legislativo daquele município. A Casa recebeu um novo plenário e muito em breve ocorrerá a inauguração. Com um prédio reformado, os vereadores e a população disporão de melhor estrutura para debater os problemas da cidade.
Lotada – A missa em homenagem ao ex-presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa, falecido em julho do ano passado, foi bastante prestigiada, reunindo membros do Judiciário, Tribunal de Contas e do Legislativo. Filhos do ex-presidente, o deputado Guilherme Uchoa Junior e Giovana Uchoa recepcionaram de forma emocionada os presentes.
RÁPIDAS
Rogério Magalhães – Pré-candidato a vereador do Recife em 2020, Rogério Magalhães vem se fortalecendo entre o eleitorado conservador da capital pernambucana. Durante as manifestações bolsonaristas, ele é bastante requisitado para tirar fotos pois vem conquistando um forte engajamento nas redes sociais.
Defensor – O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Sergio Moro ganharam um aliado no Recife. Eleito pela Frente Popular, o deputado estadual Romero Albuquerque, pré-candidato a prefeito do Recife, constantemente vem realizando defesas enfáticas ao presidente e ao ministro. A estratégia pode se tornar eficaz em 2020, uma vez que Bolsonaro foi muito bem votado na capital pernambucana.
Inocente quer saber – Ernani Medicis, procurador-geral do Estado, poderá surpreender e ser o indicado para o TCE em vez de José Neto?
Nayara diz
O Romero Albuquerque NÃO conseguirá êxito algum nas urnas em eleições que possa disputar e agora apoiando o Bolsonaro e o arrogante e perseguidor moro o caminho a que vai trilhar o Romero Albuquerque é ser julgado e condenado à derrotas para cargos eletivos a que venha a disputar 👎👎
Cecília souza diz
O João Campos e a Marília Arraes estão fazendo atuação determinada e consistente no que se refere a uma oposição firme ao desgoverno do Bolsonaro e sua corja de ministros arrogantes portanto estão de bem com a ampla maioria do eleitorado voltado para esquerda ou seja tem potencial eleitoral para disputar o governo do estado de pernambuco e cargos eletivos para senado, Câmara federal e até mesmo presidência e vice presidencia da república 👍👍👍👍Daniel Coelho, Silvio Costa Filho entre os outros aliados declarados do bolsonaro e sua corja de ministros arrogantes inclusive o moro serão pepudiados nas urnas por ampla maioria do eleitorado justo e imparcial que não se dobram a arrogantes.
Com relação ao Túlio Gadêlha esse foi eleito pregando ser militante de esquerda e defensor do trabalhador contra a tirania da extrema direita e o que dá pra notar é um Túlio Gadêlha em cima do muro e muitas vezes dá guinada em apoiar a direita na Câmara portanto torço para que esse rapaz fique por recife mesmo que tal disputar e ser eleito vereador do recife é lucro eleitoral e político para o Túlio já que 2 anos à frente terá eleições para deputado federal, senador, presidente e governador e o Túlio não será reeleito para deputado federal e não terá a mínima condições para senado, presidente, governador.
Para prefeito do recife o João Campos é favorito vencedor ou o João pode aguardar para ser candidato e eleito governador de Pernambuco e apoiar a Marília Arraes vitoriosa prefeita do recife.
William Pontes diz
Quem insultou o povo brasileiro e quebrou o decoro foi Moro com suas mentiras. A fisionomia do Moro era a autentica face da hipocrisia. O famoso me engana que eu gosto.