Um ano depois do seu falecimento, uma leitura apurada da biografia e trajetória do deputado Guilherme Uchoa evidencia um cidadão e político de perfil conciliador e comprometido com a inclusão social.
Ela estava no sexto mandato parlamentar e presidia a Alepe pela sexta vez consecutiva, quando o destino resolveu interromper a sua caminhada.
Nascido em Timbaúba, Mata Norte do estado, em 22 de abril de 1947, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) e em História pela Universidade de Filosofia , Ciências e Letras de Caruaru, Região do Agreste. Durante oito anos lecionou no Colégio João Pessoa Guerra, área norte do Grande Recife.
No período de 15 de abril de 1985 a 31 de março de 1992, ele integrou o Poder Judiciário, atuando como juiz de Direito nas comarcas de Palmeirinha, Angelim, Riacho das Almas, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e Recife.
Não bastasse tudo isso, tornou-se governador interino de Pernambuco por cinco ocasiões.
Aliás, a experiência dele nos três poderes(Judiciário, Legislativo e Executivo) é a marca principal da trajetória do saudoso deputado.
Ele tinha a capacidade de construir convergências a partir das divergências. Na Casa Legislativa, por exemplo, estabeleceu uma relação de permanente diálogo com os seus pares. Trabalhou ainda de maneira incansável pela harmonia entre os poderes.
À frente da Presidência do Poder Legislativo, levou a cabo a modernização do parlamento pernambucano, a exemplo da construção do edifício que abriga o novo plenário da Alepe, assim como foi erguido o anexo do prédio-sede. A iniciativa está possibilitando a transformação do Palácio Joaquim Nabuco em museu e espaço de atividades culturais.
Mas a presença dele no legislativo estadual foi marcada também pela defesa das causas sociais. Entre elas, a da igualdade racial, dos direitos da pessoa com deficiência, da melhoria da qualidade de ensino, da qualificação profissional dos mais vulneráveis, entre outras bandeiras de luta.
Por essas e por outras, ele dignificou a cadeira que ocupou como parlamentar e presidente do legislativo estadual.
O deputado Guilherme Uchoa Júnior (PSC) disse que a ausência do seu pai o estimula a ampliar o seu legado.”Ele passou a vida inteira lutando pelo bem comum. Isso é o que me move a continuar trabalhando pela causa de uma sociedade mais justa e menos desigual”, comentou.
microblading in miami fl diz
Great post! I’m looking forward to reading more of your work.