Os possíveis nomes para o TCE
Hoje completa sete dias da morte precoce do conselheiro João Henrique Carneiro Campos, ocorrida no último sábado, vítima de um ataque cardíaco em Gravatá. Até o presente momento não há uma definição para quem será o seu substituto, porém já dá para saber quem não será.
O principal nome que foi levantado para ocupar o cargo de conselheira do TCE foi Renata Campos, que já é integrante do órgão e fez questão de refutar qualquer possibilidade de ser nomeada para o posto. A declaração de Renata ajudou a afunilar o processo de escolha, cuja prerrogativa será do governador Paulo Câmara.
Dos nomes que restaram, temos todos ligados diretamente ao PSB e ao governador Paulo Câmara, sendo quatro integrantes do órgão e um que não ainda faz parte do Tribunal de Contas do Estado. O primeiro deles é o deputado federal Danilo Cabral, cuja nomeação seria considerada estratégica, pois na sua escolha mexeria com três peças no tabuleiro, uma vez que Milton Coelho seria efetivado como deputado federal e a sua vaga de chefe de gabinete do governador poderia ser ofertada a outro nome do PSB.
O segundo nome seria o próprio Milton Coelho ser alçado à condição de conselheiro, uma vez que ele já é do quadro funcional do órgão e já demonstrou ser um cumpridor de tarefas, podendo ser oficializado no cargo como um reconhecimento aos seus serviços prestados a Pernambuco e aos últimos governadores do PSB. Já o terceiro nome seria o do também integrante do TCE e atual secretário de Desenvolvimento Social, Sileno Guedes, que assim como Milton, tem serviços prestados ao PSB. O quarto nome é o de José Francisco Neto, atual secretário de Administração, considerado o coringa de Paulo Câmara, e igualmente teria a confiança do governador para integrar os quadros do TCE como conselheiro.
De fora dos quadros do TCE, surge Nilton Mota, atual secretário da Casa Civil e auditor da Fazenda. Nilton abdicou de uma reeleição líquida e certa na Alepe para ser soldado do projeto de reeleição do governador, portanto, igualmente teria justificativa para o posto.
Dos cinco possíveis nomes, é preciso que o governador escolha aquele que tiver menos arestas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, uma vez que será necessário o aval do Poder Legislativo para oficializar a indicação. Portanto, esse será o grande fator que pesará para a escolha do governador.
SOS Dom Moura – Álvaro Porto (PTB) apresentou, na Alepe, apelo para que o governo do estado corrija falhas no atendimento médico e na estrutura física do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. Referência para 21 municípios do Agreste Meridional, onde residem 500 mil pernambucanos, a unidade hospitalar vem sendo alvo de queixas no que se refere à falta de médicos e à degradação na estrutura. O pedido foi endereçado ao governador Paulo Câmara (PSB), ao secretário de Saúde, André Longo, e à diretora do hospital, Catarina Tenório.
Encontro – Na próxima terça-feira (2/7) o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluisio Lessa estará recebendo um grupo de 30 formandos do Instituto Rio Branco, um representante do Itamaraty e um representante da Confederação Nacional da Industria (CNI), para apresentar as potencialidades de Pernambuco. O objetivo específico deste programa de imersão é prover aos diplomatas brasileiros conhecimento e vivência prática a respeito da indústria brasileira e suas especificidades regionais, contribuindo para fortalecer o diálogo da indústria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE). A comitiva ainda irá fazer visita técnica a fábrica da Jeep, ao Complexo Portuário de Suape, Centro Internacional de Negócios da Fiepe e o Porto Digital.
Ipojuca – O presidente da Câmara de Municipal de Ipojuca, vereador Alberico da Cobal, ao lado de oito vereadores, recebeu na última quinta-feira (27) o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), e o 2º Secretário da Casa de Joaquim Nabuco, deputado Claudiano Martins Filho (PP). O encontro sinalizou a demonstração de força de Alberico, que busca se cacifar para concorrer à prefeitura de Ipojuca.
Acordo – O deputado federal Fernando Filho (DEM) comemorou a inclusão da uva de mesa no acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, celebrado nesta sexta-feira (28), em Genebra, na Suíça. O parlamentar recebeu uma ligação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que participou ativamente das negociações e comunicou a inclusão do produto na lista. A medida, segundo Fernando Filho, beneficia os produtores da região do Vale do São Francisco e sobretudo a cidade de Petrolina.
Camaragibe – Gustavo Matos, liderança política do município de Camaragibe, junto com a deputada estadual Roberta Arraes foram recebidos pela secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, Fernanda Batista. Na ocasião, solicitou por meio de indicação legislativa a pavimentação asfáltica da rodovia PE-05 e PE-27, no município de Camaragibe.
RÁPIDAS
Efetivada – Escolhida de forma interina para a presidência estadual do PSDB, a deputada Alessandra Vieira será efetivada no cargo em convenção estadual que será realizada dentro de um prazo de 90 dias. Alessandra é a única deputada do partido em Pernambuco.
Paulista – O ex-deputado estadual Sergio Leite é candidatíssimo a prefeito de Paulista em 2020. Atualmente, Sergio ocupa a chefia da assessoria da presidência da Alepe e possui excelente trânsito na Casa Joaquim Nabuco.
Inocente quer saber – Quando Paulo Câmara anunciará o substituto de João Campos no TCE?
Deixe um comentário